Noticias
Manejo antecipado de plantas invasoras será importante para a safra de soja 2025/26
07 de Outubro de 2025 as 09h 24min
Especialista destaca o herbicida recém-lançado – Foto: Divulgação
Enquanto a safra de soja 2025/26 inicia seu ciclo de plantio, o Brasil caminha em direção a um novo recorde de produção. Segundo a Safras & Mercado, a produção está estimada em 180,92 milhões de toneladas, alta de 5,3% em relação à safra anterior. A área plantada está projetada em 48,21 milhões de hectares, com produtividade média de 3.771 kg/ha, superior aos 3.625 kg/ha da temporada anterior.
Mesmo com os números promissores, o cenário traz desafios: os custos operacionais permanecem elevados, sendo o custo de produção subindo de R$ 3.918 para R$ 4.223 por hectare e a margem bruta recuando significativamente, além da pressão de financiamento e da instabilidade climática, possivelmente influenciada pelo fenômeno La Niña, que pode voltar.
Nesse contexto, o planejamento antecipado do manejo de plantas daninhas ganha ainda mais relevância. Segundo Renato Menezes, gerente técnico da Agroallianz, esse é um dos pontos críticos para garantir uniformidade no estande de plantas e reduzir a necessidade de aplicações corretivas de herbicidas ao longo do ciclo, ou seja, evitar mais custos e alcançar maiores tetos produtivos.
“A safra de soja 2025/26 começa agora, no momento de preparo das áreas e organização das etapas. O produtor que prioriza o controle de plantas daninhas antes do plantio, com ferramentas eficazes, tem mais segurança e rentabilidade lá na frente”, destaca.
Entre os obstáculos que os agricultores devem enfrentar no início da nova temporada estão a incerteza climática, o aumento nos custos de produção e, principalmente, a pressão crescente de plantas daninhas resistentes. “Algumas espécies competem de forma intensa com a soja desde o início, comprometendo o desenvolvimento inicial, estande e a produtividade da lavoura. Um erro no manejo inicial pode trazer consequências para toda a safra, daí a necessidade da atenção neste momento”, ressalta Menezes.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
AGCO utiliza IA como ferramenta para segurança dos colaboradores
Publicado em 26 de Novembro de 2025 ás 18h 08min
Projeto ensina a criar imagens luminosas com as próprias mãos
Publicado em 26 de Novembro de 2025 ás 17h 08min
Audiência em Sinop debate nova etapa do plano habitacional
Publicado em 26 de Novembro de 2025 ás 16h 07min
