Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 22 de Janeiro de 2025

Noticias

Manejos em rotação de culturas auxiliam o desempenho da soja

22 de Janeiro de 2025 as 07h 36min

Resultados de pesquisas foram apresentados no CTecno Parecis 2025 – Foto: Divulgação

Cerca de 88 hectares de textura arenosa, que varia entre 7% e 32%, com mais da metade da área conduzida com protocolos dos mais diferentes manejos e um objetivo: melhorar o desempenho da produção de grãos em cima deste perfil de solo. Os resultados de pesquisas em diferentes manejos em rotação de culturas e construção de perfil de solos foram apresentados em Campo Novo do Parecis.

Os dados revelados podem servir de auxílio para agricultores que cultivam soja em solos mais arenosos e são resultados de um trabalho de pesquisa detalhado que vem sendo feito por especialistas em parceria com a Associação dos Produtores de soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja Mato Grosso) há quase uma década.

Os resultados são oriundos de pesquisas desenvolvidas no Centro Tecnológico (CTecno) da Aprosoja Mato Grosso, localizado em Campo Novo do Parecis. De acordo com o pesquisador Leandro Zancanaro, cada ambiente de produção possui uma aptidão agrícola. “A nossa ideia onde há solos arenosos é desenvolver trabalhos e transferir esses resultados ao produtor para que ele tenha a orientação de como ele pode aproveitar melhor esses solos”.

O vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso, Luiz Pedro Bier, pontua que “todos os dados e todas as informações geradas aqui são divulgadas de fato. O que deu certo e o que deu errado são divulgados para o produtor. A Aprosoja segue essa linha de pesquisa gerando essa informação de qualidade, informação confiável para o produtor rural”.

Os estudos realizados pela Associação e especialistas são considerados fundamentais pelos produtores do estado, pois, conforme o produtor Marcos Deiss, “facilita muito para você tomar seu rumo no que se adapta melhor à propriedade”.

Presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, o produtor Antônio César Brólio salienta que tais pesquisas e resultados observados “têm mudado a realidade do campo para o produtor rural que tem solos arenosos”, uma vez que antes não se utilizava ou destinava para a pastagem.

“Hoje o produtor rural tem retorno em cima desses solos”, frisa o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis.

O vice-presidente sul da Aprosoja Mato Grosso, Jorge Diego Giacomelli, comenta à reportagem que este é o sétimo ano em que a soja é implantada no campo experimental com milho vindo na sequência. “É muito importante você repetir protocolos ano a ano para que você realmente tenha um resultado mais assertivo do que está dando ali”.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sema apreende três máquinas e embarga garimpo ilegal em Peixoto

Publicado em 22 de Janeiro de 2025 ás 09h 38min


Nova unidade de saúde trará comodidade à população de Sinop

Publicado em 22 de Janeiro de 2025 ás 08h 34min


ANTT: área técnica aprova pedido para construção de‘trevão’ em Rondonópolis

Publicado em 22 de Janeiro de 2025 ás 06h 34min


Jornal Online

Edição nº1466 22/01/2025