Noticias
Marcão no Flu: otimista, “olho no olho” e liderança
27 de Junho de 2024 as 10h 23min
Marcão em treino do Fluminense no CT Carlos Castilho — Foto: Lucas Merçon/FFC“Às vezes as coisas não estão acontecendo, você vai conversar (com Marcão) e ele fala: ‘Vai dar certo, vamos sair dessa, vamos vencer e conquistar’”.
As palavras escolhidas por Samuel Xavier para definir Marcão se encaixam perfeitamente no momento do Fluminense. Com a demissão de Fernando Diniz, anunciada nesta segunda-feira, o auxiliar técnico permanente volta ao cargo de treinador com a missão de liderar a recuperação tricolor no restante de 2024, em especial no Brasileirão. A tendência é que ele siga no posto até dezembro, como revelado pelo presidente Mário Bittencourt.
Mas afinal, como é trabalhar com Marcão? No dia 12 de junho, antes da demissão de Fernando Diniz, o ge pediu a alguns jogadores do Fluminense que detalhassem a personalidade e o convívio com o novo-velho treinador.
“Marcão é um exemplo de liderança. Com a tranquilidade que ele tem, deixa o ambiente muito leve. É um cara que tá sempre alegre, para frente. (...) Sempre nos ajuda positivamente. É um cara que virou ídolo do Fluminense, tem o respeito de todos. Você vê que os torcedores param para tirar foto com ele até hoje, para conversar, ele atende todo mundo super bem. Marcão é também uma das grandes referências no futebol”, completou Samuel Xavier.
Esta não será a primeira vez de Marcão no posto de técnico. Em 2016, ele comandou o Fluminense em dois jogos do Carioca após a demissão de Eduardo Baptista, antes de o clube fechar com Levir Culpi. Com a demissão deste, em novembro, o ex-volante retornou ao cargo na reta final do Brasileiro. O clube terminou em 13º na tabela.
De lá para cá, Marcão também foi acionado em outras oportunidades - uma delas em 2019, após a demissão de Diniz na primeira passagem pelo Fluminense, sendo peça importante na briga contra o rebaixamento. Em 2020 e 2021, após as saídas de Odair Hellmann e Roger Machado, Marcão voltou a comandar o time e encaminhou classificações à Conmebol Libertadores.
“Marcão é um cara querido por todos. É o tipo de cara que você pode falar com mil pessoas e todas vão falar bem. Super querido, super educado. Está sempre muito otimista, por mais que as coisas não andem da forma que a gente queira. Tem sempre uma palavra otimista para nos dar, um cara sensacional. Uma família que todos consideram aqui no Fluminense”, disse Felipe Melo.
A familiaridade de Marcão com o elenco, montado com a indicação ou o apoio de Diniz, surge como trunfo a favor do novo técnico do Fluminense. O trabalho diário com os jogadores minimiza o desconforto em caso de eventuais mudanças no estilo de jogo, visto que já existe um conhecimento prévio sobre as peças à disposição.
“Marcão é muito importante, como todo o staff técnico. Muito importante tudo o que ele é como pessoa, cada conselho que dá. É uma pessoa muito respeitosa, que eu admiro muito também por tudo que fez pelo Fluminense e está fazendo com nossa equipe”, opinou Cano.
Em 2024, Marcão comandou o Fluminense sem seu elenco principal no início do Carioca por quatro jogos, tendo três vitórias. Ao todo, são 66 partidas no comando do Fluminense, com 29 vitórias, 18 empates e 19 derrotas, com aproveitamento de 53%.
“O Marcão é um cara muito honesto com todo mundo. Quando tem que falar, fala bastante, olhando no olho. É um cara muito sincero com todo mundo, e é por isso que é um cara que todo mundo admira e gosta bastante aqui dentro do clube”, definiu Ganso.
A importância de Marcão no cotidiano do Fluminense cresce em momentos de transição no comando do time. Nas palavras do presidente Mário Bittencourt, a atuação do ex-volante evita que "tudo de bom do trabalho" seja "jogado no lixo" com mudanças. Desta forma, ele deve seguir como técnico do Tricolor até o fim da temporada 2024.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Área destinada ao algodão é reduzida em MT devido às chuvas
Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 14h 32min
Funai dá “parecer favorável” às obras em trechos que abrangem TIs
Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 13h 31min
Oceanos estão aquecendo 400% mais rápido do que na década de 1980
Publicado em 07 de Fevereiro de 2025 ás 12h 31min