Noticias
Marcelândia sofre com problemas de logística
04 de Maio de 2023 as 05h 59min

Em franca expansão agrícola, Marcelândia enfrenta grandes problemas com a falta de logística para o escoamento da produção. Somente na safra 2022/23, foram semeados cerca de 150 mil hectares de soja e 100 mil de milho, segundo o Sindicato Rural.
O município está localizado cerca de 640 km ao Norte de Cuiabá. O crescimento agrícola, explica o Sindicato Rural, ocorre, principalmente, em áreas de pasto degradado. O município conta com um rebanho bovino de aproximadamente 200 mil cabeças.
Quem trafega na região, reclama das condições precárias das principais rodovias estaduais por onde precisa passar a produção que sai do campo, como as MT’s 423, 130 e 320.
Motoristas e produtores rurais relatam os problemas e as consequências da falta de logística, como o encarecimento em torno de 30% do valor do frete e a falta de caminhões para transportar a safra, já que muitos motoristas têm desistido de pegar carga por lá.
O caminhoneiro Idemar Antunes revela que para percorrer um trecho de seis quilômetros leva aproximadamente uma hora. “Se chover complicou mais ainda, tem que esperar secar para passar”, completa.
“Falou em frete para esses lados eu nem venho mais. A realidade é essa. Para cá não compensa”, salienta o também caminhoneiro Francinaldo Granjeiro de Souza.
Conforme o presidente do Sindicato Rural de Marcelândia, Marcelo Ricardo Cordeiro, “o produtor está sendo sacrificado em parte por conta da logística, que está dificultosa”.
Produtora rural no município, Silvania Miranda Garcia Martins comenta que o custo de transporte na região está no mínimo 30% mais caro. “Falta caminhão para carregar. Às vezes você tem que esperar uma semana ou mais para as empresas vim buscar. Fora o perigo de estrada. É caminhão que acidenta, vidas que se perdem. O governo do estado tem que olhar melhor para a gente aqui no nortão, porque estamos produzindo muito e ele que Fethab. Então, eu acho que é hora de devolver para gente em obras”, frisa a produtora.
Em nota a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) informou que já solicitou a elaboração do projeto de restauração da MT-320, entre os municípios de Nova Santa Helena e Marcelândia.
A pasta ressaltou ainda que metade dos valores arrecadados com o Fethab Combustível é repassado aos municípios para manutenção de rodovias não pavimentadas.
E nesta quinta (4) está confirmada a transferência da Br-163 para o governo de Mato Grosso. Os 850,9 km passarão a ser administrados pela empresa estatal MT Par. A previsão é que o Estado invista R$ 1,2 bilhão para garantir a duplicação e melhoria da trafegabilidade da rodovia.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Bacia do Araguaia perde 33% da vegetação nativa; área de soja cresce 18x em 37 anos
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 13h 19min
MT amplia aposta em inovação e tecnologia
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 11h 16min
PSG x Bayern opõe estratégias com mais de 300 gols na temporada
Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 09h 10min