Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 18 de Março de 2025

Noticias

Mari Bueno entrega conjunto de artes em igreja de Sorriso nesta terça

11 de Dezembro de 2023 as 11h 51min

Entrega das obras de arte sacra do projeto “Cores da Rainha” – Foto: Divulgação

A artista plástica Mari Bueno realiza na próxima terça (12) a entrega das obras de arte sacra do projeto “Cores da Rainha”, localizadas na igreja Nossa Senhora Rainha da Paz, em Sorriso, às 19h30.

O conjunto de obras no espaço litúrgico possui diferentes técnicas de trabalho, conta com seis painéis que totalizam 215 m², sete vitrais em mosaicos, e as estações da via sacra, localizadas na parte exterior.

O nome do projeto identifica o conjunto de obras que narram trechos da vida de Maria como discípula e missionária de Jesus Cristo. O painel central, no presbitério, exibe “Cristo Pantocrator e Maria com o Menino Jesus”.

Nas laterais do presbitério, os arcanjos São Rafael e São Miguel, e nas paredes laterais da igreja os painéis que retratam a visita do anjo Gabriel à Virgem Maria e o batismo de Jesus Cristo por São João Batista, todas em técnica de pintura e mosaico.

Os sete vitrais exibem, com riqueza de cores, episódios narrados na bíblia com dimensões de até 10m², como a visita de Isabel à Maria; o nascimento de Jesus; a apresentação do Menino no Templo; as Bodas de Caná e a crucificação do Cristo.

Na construção dos elementos litúrgicos, peças em mármore branco com a aplicação de mosaico em pedras e pastilhas, com os tons de Nossa Senhora, como o azul. Já na parte externa da igreja, estão distribuídos 15 mosaicos em painéis de concreto de 1,00cm x 0,80cm, que narram o caminho da via sacra.

Conforme Mari Bueno, o projeto demorou cerca de 4 anos para ser finalizado, desde o esboço inicial até a entrega. O trabalho contempla toda a parte interna e externa da igreja pertencente à paróquia São Pedro Apóstolo, em três técnicas diferentes de arte.

“A arte contribui para que as pessoas se sintam acolhidas. Antes de iniciar o planejamento, estudo toda a história da comunidade, qual seu padroeiro (a), escuto os líderes religiosos e projeto para que tudo esteja à serviço da liturgia. Tudo o que colocamos dentro desse espaço auxilia para que as pessoas tenham esse encontro com Deus, seja de forma individual ou em comunidade”, concluiu Mari Bueno.

A diretora da Ação Cultural e curadora da exposição, Viviene Lozi, ressalta que as obras de arte são um projeto muito especial, pois foram concebidas para ser uma exposição permanente.

“Acreditamos que a comunidade quando recebe um presente dessa grandeza, orgulham-se do local, chegando ao nível de recomendar mais um ponto turístico da cidade, a exemplo de edificações religiosas da Bahia, Rio de Janeiro e Porto Alegre”, ressaltou a diretora.

A realização do projeto é do Ministério da Cultura com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal por meio da Ação Cultural de Mato Grosso, em parceria com a Paróquia São Pedro Apóstolo.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Primavera elimina o Mixto e encara o Cuiabá na decisão do Mato-grossense

Publicado em 18 de Março de 2025 ás 12h 17min


Sinop apresentará projetos de êxito em congresso estadual de saúde

Publicado em 18 de Março de 2025 ás 11h 17min


Classe agrícola precisa se atentar ao prazo de entrega do Livro Caixa Digital

Publicado em 18 de Março de 2025 ás 10h 16min


Jornal Online

Edição nº1503 - 16/03/2025