Noticias
Mateus/Matheus é o nome da moda!
Diário levantou mais de 20 jogadores com este nome no profissional dos times da Série A
10 de Julho de 2021 as 10h 02min

Mateus ou Matheus. É melhor os torcedores se acostumarem com esse nome porque, muito provavelmente, é ou será o grito mais entoado nas arquibancadas e um dos craques do seu time no futuro – ou presente!
A resposta para que essa geração, nascida na década de 1990 e início dos anos 2000, está em duas explicações. A primeira é daqueles apaixonados por futebol que se encantaram pelo icônico Lothar Matthäus (lê-se Matheus), capitão da Alemanha Ocidental campeã em 1990 e recordista como jogador que mais vezes disputou partidas em Copas do Mundo, com 25 aparições.
A segunda está mais ligada aos brasileiros. Quem não se lembra do gesto de Bebeto “embrulhando” o bebê ao marcar um gol diante da Holanda, na Copa do Mundo de 1994? Ao fazer o 2 a 0 (o jogo terminou 3 a 2 para o Brasil, que avançou às semifinais), ele homenageou a esposa que esperava Mattheus Oliveira, que nasceria em 7 de julho de 1994. Atualmente com 27 anos, o “filho do Bebeto” começou no Flamengo, mas rodou por alguns clubes sem muito sucesso. No Brasileirão 2020, fez parte do elenco do Coritiba, rebaixado à Série B.
O Diário do Estado MT resolveu conferir quantos atletas, que jogam no Campeonato Brasileiro Série A, trazem este nome nos elencos profissionais. Vale destacar que foram utilizados como fontes os portais de cada um dos 20 clubes e o Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que apresenta todos os jogadores que foram convocados para pelo menos uma partida – normalmente para compor o banco de reservas em alguma necessidade.
São nada menos que 28 jogadores! Isso mesmo! Entre Matheus e Mateus, quase três dezenas de atletas com este nome jogam/jogaram/jogarão a elite nacional. Apenas o lateral do Juventude, William Matheus, não tem “Matheus” ou “Mateus” como primeiro nome.
OS RECORDISTAS
Juventude e Bahia são os clubes com mais Mat(h)eus no elenco. Cada um possui 4 atletas com este nome. E como faz para o técnico orientar à beira do gramado? O jeito é adotar o sobrenome.
Recém-promovido da Série B, o Juventude conta com William Matheus, já citado, único que não inicia com Mateus, na lateral; Matheus Jesus é o meia, enquanto Matheuzinho e Matheus Peixoto são os atacantes.
Debaixo das traves do Bahia estão os goleiros Mateus Claus e Matheus Teixeira, enquanto na lateral está Matheus Bahia e no meio-campo, Matheus Galdezani.
Logo atrás estão Corinthians e Flamengo com 3, cada. Matheus Donelli (goleiro), Matheus Alexandre (lateral) e Mateus Vital estão no elenco alvinegro, sendo o último com maior rodagem – veio do Vasco e está em São Paulo desde 2018.
No Flamengo, Matheuzinho, na lateral, é figurinha presente em muitas partidas, tendo o goleiro Matheus Cunha e o atacante Mateus Lima, “parceiros” de nome, como alternativas para compor o banco de reservas em diversas partidas e que ainda figuram nos aspirantes.
As “duplas” de Mat(h)eus estão presentes em cinco times da Série A. No Athletico Paranaense, o atacante Matheus Babi veio do Botafogo e tem se destacado com gols importantes da equipe, que figura entre os primeiros colocados do Brasileirão. O jovem meio-campista Matheus Anjos flutua entre os profissionais e a base, mas já esteve no banco de reservas na edição 2021 do certame.
O Palmeiras tem o goleiro Mateus e o recém-repatriado Matheus Fernandes, grande aposta vinda do Botafogo há alguns anos, mas sem espaço acabou sendo negociado com o Barcelona (!). Sem sucesso há anos, voltou parar buscar uma vaga no meio-campo de Abel Ferreira.
O Fluminense traz o velho conhecido zagueiro Matheus Ferraz, com rodagem por Criciúma, Sport, Goiás e América-MG, e o atacante Matheus Martins, com algumas poucas aparições nas escalações. Já o estrelado elenco do Atlético-MG conta com Matheus Mendes no gol e Matheus Martins no ataque, brigando por vaga com Hulk, Savarino, Vargas e cia. O Fortaleza traz dois Matheus no meio-campo: Jussa é volante e Vargas é um meia-atacante.
SÓ UM NO ELENCO
Enquanto isso, quatro clubes têm apenas um Matheus (todos com H) no seu elenco. O Grêmio tem o Henrique como meio-campista bem conhecido, inclusive com convocação para a seleção brasileira. A Chapecoense traz o rodado lateral-direito Ribeiro, enquanto o Gavichioli tem sido destaque do América-MG no gol. Para completar, o Cuiabá também tem no gol o seu Nogueira.
ISENTOS
Enquanto estes 13 times têm os seus Mateus/Matheus no elenco, um total de 7 clubes não possuem jogador algum com este nome (nem ocultados). São eles: Inter, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Ceará, Atlético-GO e Sport.
POR POSIÇÃO
Entre os Mateus/Matheus, a posição mais comum é a de goleiro. São 8 atletas defendendo as metas de seus respectivos clubes. Bem colado está a posição de meio-campista: são 7 jogadores, além de um volante de origem.
Na defesa, são 6 “Matheus” nas laterais, mas apenas um zagueiro (o Ferraz, do Flu). No ataque, temos mais 5 jogadores. Com uma certa dose de improviso, dá para montar pelo menos duas escalações somente com Mat(h)eus.
OUTROS NOMES BEM COMUNS
Além disso, o futebol brasileiro está recheado de Gabriel (Gabigol, Menino, Pirani, Lacerda, Dias), Lucas (Evangelista, Fonseca, Piton, Claro, Crispim, Lima – O DEMT contou 26, com suas variações, número próximo!), Gustavo (Scarpa, Gomes, Mosquito, Mantuan, Blanco), Diego (Alves, Souza, Ribas) e Danilo (Avelar, Gomes, Barbosa, Boza).
Fonte: JOSÉ ROBERTO GONÇALVES
Veja Mais
Custo da soja sobe 3,75% e pressiona produtores
Publicado em 03 de Maio de 2025 ás 17h 18min
Balanço tem receita de R$ 684 mi com alta na venda de atletas
Publicado em 03 de Maio de 2025 ás 11h 16min
Dilmar sinaliza saída do UB e quer aval de Mendes
Publicado em 03 de Maio de 2025 ás 08h 20min