Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 24 de Junho de 2026

Noticias

Mato-grossenses já pagaram mais de R$ 30 bi em tributos

07 de Setembro de 2023 as 14h 41min

A gente paga imposto pra caramba, hein – Foto: Divulgação

Os contribuintes em Mato Grosso já pagaram mais de R$ 30 bilhões em impostos, taxas, multas e contribuições federais, estaduais e municipais.

O dado consta no Telão do Impostômetro da Fecomércio-MT, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Este mesmo patamar foi atingido somente na terceira semana de setembro de 2022, ou seja, com cerca de 15 dias de diferença.

O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca os impactos que influenciam no aumento da arrecadação. “É possível verificar uma alta superior ao verificado no ano passado, isso se configura devido, principalmente, à inflação, que gera aumento nominal na arrecadação, além da movimentação econômica crescente no estado, que colabora para a elevação no recolhimento de impostos”.

De acordo com o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), quando comparada à arrecadação do mesmo período de 2022, que era de R$ 28 bilhões, este ano se mostra 5,83% superior. O avanço econômico do estado contribui para uma maior circulação de dinheiro, além do aumento caracterizado pelo processo inflacionário, ocorrido todos os anos.

Entre os impostos que mais contribuíram para a arrecadação deste ano, tem-se o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto de Renda (IR) e o impostos de Previdência. Wenceslau Júnior explica que essas tributações influenciam nas regiões com maior circulação de pessoas.

“Como os principais impostos são ligados ao consumo e renda, locais com maiores populações tendem a apresentar maiores recolhimentos, como no estado, onde a capital possui a maior arrecadação, com destaque também para Rondonópolis e Sinop, que arrecadaram acima de R$ 100 milhões até o momento”, afirma o presidente da Fecomércio-MT.

Segundo o Impostômetro, a capital mato-grossense já arrecadou cerca de R$ 622 milhões. Os municípios de Rondonópolis e Várzea Grande tiveram soma de arrecadação de R$ 168 milhões e R$ 88 milhões, respectivamente. Além desses, a cidade de Sinop mostra valor de R$ 125 milhões e Sorriso de R$ 68 milhões.

No Brasil, a arrecadação chegou à marca de R$ 2 trilhões no fim do mês de agosto, patamar alcançado em 2022 somente no dia 14 de setembro. Além de divulgar o valor pago em tributos pela população mato-grossense, o Impostômetro da Fecomércio-MT também traz informações sobre questões tributárias do estado e do país.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

PL-MT adia convenção e amplia busca por alianças

Publicado em 24 de Junho de 2026 ás 16h 46min


Casamento comunitário oficializa união civil gratuita de 31 casais em Colíder

Publicado em 24 de Junho de 2026 ás 15h 45min


MT lidera produção de algodão, soja e milho há décadas; domínio nesta safra

Publicado em 24 de Junho de 2026 ás 14h 45min


Jornal Online

Edição nº1826 - 25/06/2026