Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 17 de Março de 2025

Noticias

Mato Grosso é responsável por alta nas vendas de aeronaves para o agro

30 de Janeiro de 2025 as 10h 49min

Crescimento na importação de modelos se dá em função da otimização de deslocamentos – Foto: Divulgação

O fortalecimento do agronegócio mato-grossense tem expandido a demanda por aeronaves utilizadas nas atividades do setor produtivo. O estado responde por cerca de 23% da frota de aviões agrícolas do país. A importação é a alternativa que mais ganha espaço devido à rapidez nos processos para adquirir uma aeronave, seja para uso nas lavouras ou particular.  

A combinação de modernização e eficiência logística é essencial para um setor em constante crescimento, que deverá ver um aumento de 10% na frota até 2027.

“A região do agronegócio tem se desenvolvido constantemente, impulsionando a utilização de aeronaves para otimizar o tempo de deslocamento entre propriedades e aumentar a produtividade. Mato Grosso, sozinho, responde por cerca de 23% da frota de aeronaves agrícolas do país, consolidando-se como o estado mais representativo nesse setor”, diz a desenvolvedora de novos negócios da WM Trading, Amanda Verjovsky.

Atualmente, 6 em cada 10 aeronaves agrícolas no Brasil são utilizadas para prestação de serviços de pulverização, enquanto cerca de 37% são destinadas ao transporte particular de proprietários rurais. Os dados são do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Quando o assunto é o transporte particular, o King Air, conhecido como o “rei do agro”, é uma excelente opção, pois traz para o mercado o que há de mais tecnológico: como os sistemas aviônico e autothrottle, que permite que todas as fases dos voos sejam automatizadas. Inclusive, é uma aeronave versátil que performa bem tanto nas pistas asfaltadas, quanto nas não-pavimentadas. 

O modelo King Air 260 é um turboélice bimotor, com capacidade para o piloto e mais oito passageiros (ou piloto, copiloto e 7 passageiros), não precisa fazer simulador e tem a autonomia de viagem de 1.720 milhas náuticas, ou seja, 3185 km. Isso representa um voo de São Paulo a Salvador sem parar.

Já o modelo King Air 360 também é um turboélice, mas com uma seção a mais, assim, é possível ir até 11 pessoas na viagem (1 piloto mais 10 passageiros ou uma dupla como tripulação e os demais passageiros).

Outra opção muito requisitada por agricultores e pecuaristas de todo o país é o Air Tractor. A máquina é conhecida pela grande capacidade de carga e versatilidade, sendo utilizada em grandes plantações de soja, milho e algodão.

Esses modelos são preferidos por sua robustez e eficiência no uso de combustível, especialmente em operações que exigem maior capacidade e alcance.

Conforme a diretora comercial da WM Trading, Livia Verjovsky, a companhia também tem expertise em importação de outros produtos essenciais para o agronegócio, como máquinas agrícolas, equipamentos de irrigação, peças de reposição e fertilizantes.   

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Prefeitura alerta sobre confecção de carteirinhas do Passe Livre em Sorriso

Publicado em 14 de Março de 2025 ás 15h 06min


Primeiro lote de restituição do IR será pago em 30 maio

Publicado em 14 de Março de 2025 ás 14h 05min


3 rebaixados e 6 estrangeiros: clubes debatem mudanças para 2027

Publicado em 14 de Março de 2025 ás 13h 00min


Jornal Online

Edição nº1502 - 15/03/2025