Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 11 de Fevereiro de 2026

Noticias

Mato Grosso amplia relações comerciais com a China

11 de Setembro de 2025 as 13h 52min

Estado aposta em diversificação e sustentabilidade – Foto: Assessoria

Mato Grosso esteve em destaque na 2ª Reunião de Cooperação Brasil-China. O encontro ocorreu na semana, em Xiamen, Fujian, reunindo autoridades e empresários. A comitiva apresentou oportunidades de negócios e integração entre os países.

Ariana Guedes, diretora internacional da Invest MT, detalhou os avanços do estado. “Em 2015, exportávamos cerca de 6 bilhões de dólares em soja e carne. Em 2024, chegamos a 12,9 bilhões, mesmo com retração na soja em grão”, afirmou.

Ela destacou que o “Projeto China” aproxima empresários, universidades e governos. “Fujian e Xiamen são pontos estratégicos para polos industriais, tecnológicos e comerciais”, disse.

Entre os avanços, citou licitações internacionais e centros de cooperação acadêmica. “O estado participa da China International Import Expo e ampliou mercado para novos produtos”, explicou. Mato Grosso mantém 400 milhões de dólares em investimentos com empresas chinesas. 

Para fortalecer a agenda, a Invest MT abrirá escritório de representação na China em novembro. “Projetos estruturantes incluem a Zona de Processamento de Exportação de Cáceres e logística”, afirmou.

Parcerias em inovação avançam com empresas como Lenovo e Bioperfectus. A sustentabilidade também é prioridade, com programas como o Passaporte Verde. “O programa garante rastreabilidade da carne e compatibilidade de padrões na soja”, ressaltou.

Ariana concluiu: “Nosso compromisso é consolidar Mato Grosso como parceiro estratégico global”. O estado projeta diversificação em comércio, investimentos, ciência e tecnologia.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Prefeitura de Matupá decreta situação de emergência após enchente

Publicado em 11 de Fevereiro de 2026 ás 19h 41min


Pneu de 710 kg será um dos destaques do Coopavel 2025

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Policial e moradores salvam família em carro submerso durante forte chuva em Matupá

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 14min


Jornal Online

Edição nº1735 - 12/02/2026