Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 20 de Janeiro de 2025

Noticias

Mato Grosso Clima e Mercado 2024 percorre as 4 regiões do estado

19 de Novembro de 2024 as 10h 50min

Iniciativa promove diálogo com produtores para mapear desafios climáticos e do agro – Foto: Divulgação

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) iniciou nesta semana a série Mato Grosso Clima e Mercado 2024, que irá percorrer as quatro grandes regiões do estado para mostrar a realidade das lavouras e do plantio deste ano, ouvindo os produtores de diversas cidades.

A ação tem como foco principal compreender, de forma prática e regionalizada, os desafios climáticos que impactam a produção, passando por questões como o aumento da temperatura, mudanças nas precipitações, ondas de calor, secas, chuvas e até incêndios florestais.

Vale ainda destacar que a safra atual de soja se assemelha ao ciclo produtivo 2020/21 e preocupa os produtores. A entidade já fez alertas as tradings para a necessidade de antecipar o planejamento e aprimorar o recebimento das plantas para evitar gargalos no momento da colheita.

O presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber, comentou que a entidade busca com o Mato Grosso Clima e Mercado 2024 um ajuste mais fino nas projeções e pressionar de forma limpa e justa as instituições que geram números da agricultura para que estejam baseados na realidade do campo.

“Nas últimas Safras tanto o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) quanto a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) tem superestimado e deixam para fazer os ajustes muito tarde e mesmo esses ajustes tarde, muitas vezes acima ainda do que foi produzido real. Um reflexo disso é esse ano que a indústria interna com a risco de ficar sem soja, porque as projeções foram maiores, as empresas programaram as exportações e agora o mercado brasileiro pode ter falta de soja”, disse o presidente.

O ponto de partida da série foi Nova Mutum e segue durante quatro semanas de trabalho intenso. Em cada região, a equipe da Aprosoja MT se reunirá com os produtores locais, delegados coordenadores e vice-presidentes, para analisar os efeitos das variações climáticas sobre as lavouras e também sobre os diferentes tipos de solo que caracterizam o estado.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

TJMT reconhece recurso da Amaggi e autoriza arresto de milho

Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 07h 47min


Por que Mato Grosso não tem candidato nota mil na redação do Enem há 6 anos?

Publicado em 20 de Janeiro de 2025 ás 05h 43min


Capital humano gera reconhecimento das empresas do agro em premiações

Publicado em 19 de Janeiro de 2025 ás 09h 49min


Jornal Online

Edição nº1464 18/01/2025