Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 26 de Abril de 2024

Noticias

MATO GROSSO: Com queda do consumo doméstico, abate de bovinos recua quase 8%

Algumas indústrias suspenderam atividades em março e outras reduziram o ritmo das operações

10 de Abril de 2020 as 07h 30min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

No estado que tem o maior rebanho bovino do país, o número de abates caiu significativamente. Em março, pouco mais de 380,95 mil animais foram abatidos em Mato Grosso, volume 7,95% inferior ao registrado em fevereiro. A queda é reflexo direto da retração na demanda no mercado interno e da paralisação das atividades em algumas indústrias.

De acordo com o Sindifrigo-MT, “pelo menos 6 dos 32 frigoríficos que possuem o selo “S.I.F.” (Serviço de Inspeção Federal) instalados no estado estão com as atividades paradas. E muitos dos que estão funcionando, reduziram o ritmo das operações”.

A informação é do presidente do sindicato, Paulo Bellincanta, que relata que a queda do número de abates em março só não foi maior porque o mês teve “mais dias úteis” do que em fevereiro. “Se formos levar em conta apenas o abate diário, podemos notar que o ritmo das indústrias foi ainda menor”, afirma, destacando que algumas empresas diminuíram em 30% o volume de abates.

Essa queda é consequência direta do atual momento vivido no país, em plena “batalha” contra a pandemia de Covid-19. “Vivemos um momento de incertezas e isso também altera o comportamento do consumidor, que acaba reduzindo a compra de carne bovina. Com o consumo doméstico retraído, é natural que o ritmo dos abates diminua”, analisa Bellincanta que prevê uma redução ainda maior no volume de abates em abril.

 

EXPORTAÇÕES

EM ALTA

Na contramão do cenário do mercado interno, as vendas de carne bovina para fora do país seguem firmes – apesar dos reflexos causados pelo novo coronavírus. Durante o mês de março, os embarques de carne bovina “made in MT” para outros países somaram 37,55 mil toneladas (equivalente carcaça), salto de 14,05% na comparação com fevereiro.

As vendas foram puxadas principalmente pelo mercado chinês (China + Hong Kong). Segundo o Imea, as vendas para o país asiático cresceram 16,49% e passaram a representar nada menos que 51,75% das exportações da carne bovina mato-grossense.

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024