Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 15 de Fevereiro de 2026

Noticias

Mato Grosso defende modelo sustentável da pecuária

30 de Outubro de 2025 as 14h 31min

Congresso mundial da carne reúne 23 países em Cuiabá – Foto: Assessoria

O protagonismo de Mato Grosso na produção sustentável de carne foi destaque na abertura do World Meat Congress, realizado em Cuiabá. O evento, sediado no Buffet Leila Malouf, reuniu autoridades, empresários e representantes de 23 países para debater sustentabilidade, rastreabilidade e geopolítica alimentar.

O vice-governador Otaviano Pivetta fez uma defesa enfática do modelo produtivo mato-grossense, afirmando que o Estado “aprendeu a conservar” e que a pecuária local é exemplo de transparência. “Não há como esconder irregularidades ambientais. Produzimos com eficiência e responsabilidade”, afirmou.

Pivetta também criticou as tentativas de setores internacionais de questionar a sustentabilidade brasileira. “Nosso sistema produtivo é virtuoso e preserva o meio ambiente. É produção e preservação ao mesmo tempo”, completou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou o peso simbólico da realização do congresso em solo mato-grossense. “O Brasil é um grande player mundial, e Mato Grosso é o coração da carne sustentável. Aqui, o gado é criado a pasto, com responsabilidade ambiental e bem-estar animal”, afirmou.

Miranda ressaltou que as visitas de delegações estrangeiras a frigoríficos e fazendas locais servirão para ampliar mercados e fortalecer relações comerciais. “Uma coisa é ouvir falar, outra é ver como se produz”, disse, citando o papel do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) na integração entre governo, pecuaristas e indústria.

O presidente do Imac, Caio Penido, classificou o congresso como “uma vitrine mundial” para o Estado. Segundo ele, cerca de 100 estrangeiros participarão de visitas técnicas para conhecer a rastreabilidade e as práticas sustentáveis da pecuária local. “É o mundo vindo a Mato Grosso para ver de perto nossa produção”, afirmou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Estado autoriza duplicação da MT-240 no Médio Norte

Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 04h 20min


Corinthians decide por saída de Martínez após atraso e lesão

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 12h 19min


Prêmio da Mega-Sena vai a R$ 62 milhões

Publicado em 14 de Fevereiro de 2026 ás 10h 21min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026