Noticias
Mato Grosso integra Samu ao sistema de segurança pública
26 de Junho de 2025 as 14h 23min

O Governo do Estado deu início a uma nova etapa na organização do atendimento pré-hospitalar. Um termo de cooperação assinado pelas secretarias estaduais de Saúde e de Segurança Pública prevê a integração do Samu ao Centro Integrado de Operações (Ciosp), com promessa de ampliar a cobertura e acelerar os atendimentos de urgência.
A medida envolve a migração do sistema atual para uma estrutura digital e centralizada, com previsão de ativação a partir de 7 de julho. A primeira etapa da transição começa ainda nesta semana, segundo o governo. O número 192 seguirá em operação normalmente.
Na prática, a proposta é conectar os serviços de socorro em tempo real, com médicos em contato direto com os bombeiros e policiais em campo. “Essa mudança vai reduzir pela metade o tempo de resposta”, estimou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo. A meta é alcançar 33 municípios nas próximas semanas — nove a mais do que os atuais 14 atendidos pelo Samu.
O secretário de Segurança, coronel César Roveri, reforçou o papel do Ciosp como elo entre tecnologia e agilidade. “Vamos ter rádio digital, médicos na central e possibilidade de contato direto com qualquer ponto do estado”, afirmou.
O anúncio foi feito durante a formatura de 102 bombeiros temporários em curso de atendimento pré-hospitalar, no Palácio Paiaguás. O governador Mauro Mendes afirmou que a integração trará mais eficiência e incorporará novas tecnologias ao serviço. “É um salto importante”, disse.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Municípios se preparam para atrair grandes investimentos
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 15h 20min
Abel mostra ter dificuldade de extrair o máximo de jogadores do Palmeiras
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 14h 20min
Sinop recebe programa de capacitação e implantação de fanfarras do Instituto Ciranda neste domingo
Publicado em 18 de Julho de 2025 ás 13h 30min