Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 08 de Julho de 2026

Noticias

MATO GROSSO: Pesquisa aponta que mulheres são donas de 31% das empresas

26 de Novembro de 2020 as 07h 30min

Mulher trabalhando em escritório — Foto: Ilustração

DA REPORTAGEM

 

As mulheres representam 31% dos donos do próprio negócio em Mato Grosso, segundo dados de levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A diretora Técnica do Sebrae MT, Eliane Chaves, reforça que as tendências e o grande desafio do século 21 é tornar a sociedade mais inclusiva e com uma economia muito mais dinâmica e inovadora.

Ela reforça que as estatísticas mostram um aumento da presença da mulher chefiando famílias e também no mercado de trabalho, mas lembra que existem muitos desafios a serem superados, culturais, como o fato de nem sempre a mulher receber o mesmo salário e não ter as condições de crescimento profissionais iguais às dos homens.

Segundo dados da pesquisa, as mulheres donas de negócios têm maior escolaridade que os homens (16% maior) e também um nível de formalização maior que o dos homens já que 31% possuem CNPJ, enquanto no grupo dos homens, apenas 29% são formalizados.

É maior a proporção das mulheres que trabalha sem sócios (84% contra 81% no caso dos homens). E quanto ao porte, os negócios conduzidos pelas mulheres são menores e é menor também a proporção de mulheres que são empregadoras. Além disso, elas têm menos empregados que os homens.

Veja Mais

Preço de fertilizantes segue acima da inflação; ureia acumula alta real de 149% em 10 anos

Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 09h 50min


Procurador falta à Assembleia pela terceira vez seguida

Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 08h 50min


Quem deve seguir e quem entra no radar da Seleção no próximo ciclo

Publicado em 08 de Julho de 2026 ás 07h 49min


Jornal Online

Edição nº1838 - 08/07/2026