Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 12 de Março de 2026

Noticias

Mato Grosso registrou abertura de 2.727 novas indústrias em 2025

06 de Janeiro de 2026 as 10h 23min

Construção civil e transformação: 92% das novas empresas do setor industrial - Foto: Tonico Pinheiro

O setor industrial de Mato Grosso segue em forte expansão em 2025. De janeiro a outubro, foram abertas e permanecem ativas 2.727 novas indústrias não optantes do MEI, de acordo com dados da Receita Federal compilados pelo Observatório de Mato Grosso do Sistema Fiemt. O volume reforça a consolidação do Estado como um dos principais ambientes de investimento e diversificação produtiva do país.

A construção civil e a indústria da transformação concentram mais de 92% das novas empresas do setor industrial. A construção representa 49,76% das aberturas, com 1.358 novos registros, enquanto a transformação soma 42,84%, com 1.169 empresas. Indústrias extrativas aparecem com 4,14% e os Serviços Industriais de Utilidade Pública somam 3,26%.

O mapa das novas indústrias também mostra uma concentração nos principais polos econômicos do Estado. Cuiabá lidera com 23,36% das aberturas, seguida por Sinop, Rondonópolis, Várzea Grande, Sorriso e Lucas do Rio Verde. Juntos, esses municípios respondem por 53,32% das novas indústrias registradas em 2025.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, os números refletem um ambiente de negócios sólido, políticas públicas de estímulo e a confiança do setor produtivo no Estado.

“Esses dados mostram que Mato Grosso continua atraindo investidores porque oferece segurança jurídica, infraestrutura em expansão e um governo alinhado ao desenvolvimento. Cada nova indústria significa emprego, renda e diversificação econômica. O papel do Estado é justamente esse: criar condições e incentivar quem quer produzir”, afirmou.

Ele destaca ainda que o crescimento industrial no interior revela um movimento estrutural importante. Municípios de pujança econômica no eixo da BR-163 como Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde estão ampliando sua base industrial, com a agregação de valor do agronegócio, por meio das agroindústrias.

“Percebemos que o desenvolvimento está chegando a todas as regiões. É um processo que fortalece cadeias produtivas, aumenta a competitividade e melhora a qualidade de vida da população”, completou.

Atualmente, o número oficial de indústrias em Mato Grosso, calculado pela Rais 2023, é de 16.072 estabelecimentos. Conforme a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), a atualização referente a 2024 será divulgada até janeiro de 2026. Enquanto isso, os dados da Receita Federal permitem acompanhar em tempo real o dinamismo da economia e o avanço da base empresarial no estado.

O desempenho de 2025 indica que a indústria mato-grossense segue se diversificando e ganhando robustez, impulsionada por um cenário favorável e pelo fortalecimento das cadeias urbanas, do agronegócio e de serviços industriais avançados.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Lucas do Rio Verde é o 2º município no país em saldo de empregos em 2025

Publicado em 12 de Março de 2026 ás 12h 43min


Palmeiras faz 1º reconhecimento do campo após troca do gramado

Publicado em 12 de Março de 2026 ás 11h 41min


A seca está chegando e é hora do pecuarista se preparar

Publicado em 12 de Março de 2026 ás 10h 41min


Jornal Online

Edição nº1755 - 12/03/2026