Noticias
Mato Grosso registrou mais de 3,2 milhões de raios em 2024
03 de Novembro de 2024 as 10h 28min

Na média, mais de 11 mil raios por dia. É o que aponta o sistema de monitoramento da Energisa em Mato Grosso. De janeiro a setembro desse ano a empresa contabilizou 3,2 milhões de descargas atmosféricas. Segundo a meteorologista e consultora da concessionária, Ana Paula Paes o número de raios pode aumentar até o final do ano por conta da previsão de tempestades no estado.
“Nos próximos dias a previsão é de tempo nublado a encoberto e com condições para chuva moderada a localmente forte, acompanhadas de descargas atmosféricas, isso se dá por causa da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCAS). Os destaques são para as regiões de Barra do Garças, Sinop e Rondonópolis. As rajadas de vento podem variar de 40 a 50 km/h. As temperaturas estarão estáveis”, explicou.
De olho no clima, a Energisa Mato Grosso segue com as equipes de prontidão e aproveita para reforçar orientações de segurança que podem evitar acidentes com a eletricidade nos dias chuvosos.
“Há ocasiões em que essas chuvas vêm acompanhadas de ventos fortes que causam quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimentos de cabos de energia, prejudicando o fornecimento de energia. E nesse cenário algumas atitudes inseguras podem colocar em risco a vida da população”, explicou Heitor Galdino, coordenador de saúde e segurança da Energisa.
Entre as atitudes, a profissional destaca o perigo de ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de um temporal. “Se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e, consequentemente, evitar acidentes com raios”.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Investimento em pesquisa com mandioca fortalece agricultura familiar
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 13h 14min
L.R.Verde: engenheiro que matou esposa recebe alta e vai para presídio
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 12h 42min
Juros do cartão de crédito sobem a 449,9% ao ano
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 12h 14min