Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 16 de Novembro de 2025

Noticias

Max critica aumento no fundo partidário anual

24 de Junho de 2025 as 07h 28min

Parlamentar vê reajuste como medida desproporcional - Foto: Assessoria

O reajuste anual do fundo partidário, aprovado pelo Congresso após a derrubada do veto presidencial à LDO, gerou críticas entre representantes da Assembleia Legislativa. O deputado estadual Max Russi (PSB) classificou a medida como “absurda” e disse estar preocupado com os impactos fiscais e políticos da decisão.

O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Com isso, ficou estabelecido que o fundo partidário será reajustado anualmente pela inflação. Para 2025, a estimativa é que os recursos alcancem R$ 1,3 bilhão — ante R$ 1,2 bilhão liberado em 2024.

Os recursos são destinados exclusivamente aos partidos que atingirem a cláusula de barreira, que estabelece um percentual mínimo de votos válidos nacionalmente. “Absurdo. Não concordo. Desproporcional isso, nos preocupa o rumo do nosso país em termos de endividamento, em termos de futuro”, afirmou o parlamentar, ao comentar o aumento do chamado “fundão”.

A decisão do Congresso vai de encontro à orientação do governo federal. O veto de Lula foi sustentado por pareceres dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, que argumentaram que o modelo de correção integral pela inflação compromete a sustentabilidade do novo regime fiscal.

Na avaliação do Executivo, a fórmula aprovada amplia os recursos dos partidos e pode reduzir o orçamento de outros setores da Justiça Eleitoral. Ainda no fim de 2024, o governo havia proposto que a correção do fundo fosse limitada ao intervalo do novo arcabouço fiscal, com reajustes reais entre 0,6% e 2,5%, mas a sugestão foi rejeitada pelo Legislativo.

Além do fundo partidário, os partidos políticos também recebem recursos do fundo eleitoral, destinado ao financiamento das campanhas durante os anos eleitorais.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Justiça prorroga stay period e mantém suspensas execuções contra produtora

Publicado em 16 de Novembro de 2025 ás 05h 04min


Palmeiras buscará convocados em voos fretados e pode ter Flaco López

Publicado em 15 de Novembro de 2025 ás 13h 08min


Operação conjunta recupera motos e veículos comercializados via esquema de venda ilegal

Publicado em 15 de Novembro de 2025 ás 11h 07min


Jornal Online

Edição nº1676 - 15a17/11/2025