Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 22 de Fevereiro de 2026

Noticias

MDB de Mato Grosso sinaliza apoio a Flávio Bolsonaro

22 de Fevereiro de 2026 as 04h 40min

Sinalização reforça um movimento de aproximação com a direita – Foto: Assessoria

Em meio às articulações para a eleição presidencial, o MDB de Mato Grosso sinalizou que deve se alinhar à direita no pleito nacional. A presidente estadual da sigla, deputada Janaina Riva, afirmou que a tendência é apoiar o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao Palácio do Planalto, refletindo o posicionamento político predominante no Estado.

A definição, conforme explicou a parlamentar, não foi individual. O tema foi discutido internamente com os deputados estaduais da legenda para evitar fissuras. “Eu também não posso decidir sozinha, senão caminho com o partido todo rachado”, declarou, ressaltando que a unidade é prioridade estratégica.

Embora a sinalização esteja posta, Janaina reconheceu que o ambiente político permanece dinâmico. Segundo ela, mudanças podem ocorrer até a realização das convenções partidárias, etapa em que as alianças serão formalizadas. “Pode mudar, até as convenções tem muita coisa para acontecer”, ponderou.

A movimentação ocorre em um contexto de críticas por parte de lideranças bolsonaristas que veem o MDB como partido alinhado ao governo Lula. Em Mato Grosso, integrantes do PL, como o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, já demonstraram resistência à aproximação, alegando divergências ideológicas.

Como argumento, Janaina sustenta que o MDB possui tradição regionalizada, permitindo que diretórios estaduais definam seus próprios caminhos. Ela relembrou que, em 2022, o diretório mato-grossense apoiou Jair Bolsonaro, mesmo com candidatura nacional própria da sigla, decisão que foi respeitada pela executiva nacional.

No plano estratégico, o posicionamento do MDB pode influenciar o desenho das alianças no Estado. A legenda detém capilaridade municipal e tempo relevante de propaganda, fatores que ampliam seu peso nas composições majoritárias.

A depender da consolidação desse alinhamento, o bloco de direita em Mato Grosso poderá ganhar densidade eleitoral. Ainda assim, o caráter pragmático do partido mantém aberta a possibilidade de ajustes, conforme evoluam as negociações nacionais e estaduais.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min


Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min


Júlio Campos denuncia deepfake após suposta imagem íntima circular nas redes sociais

Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 37min


Jornal Online

Edição nº1739 - 20/02/2026