Noticias
MEC anuncia criação do campus da UFMT em Lucas; aulas começam em 2026
26 de Abril de 2025 as 05h 55min
Serão 4 cursos disponibilizados: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras
O Ministério da Educação anunciou a instalação do novo campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município de Lucas do Rio Verde. O novo campus deve começar a funcionar em março de 2026.
A proposta da universidade contempla a oferta de quatro cursos de graduação, com ênfase na área tecnológica: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras (português e inglês). O secretário-executivo, Leonardo Barchini explicou que o ato de autorização do campus inicia as tratativas para a implementação da estrutura. Barchini detalhou que a prefeitura doará um terreno para as instalações e que a construção será de responsabilidade da pasta.
“Precisamos agora fazer um pacto entre nós três, Universidade Federal do Mato Grosso, Ministério da Educação e Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A prefeitura vai dar o prédio e o terreno para a construção da sede definitiva. Mas, agora, a prefeitura vai doar uma escola para a Universidade Federal do Mato Grosso para que a gente possa começar as aulas. A UFMT vai dar aos professores e os técnicos administrativos para que a gente possa começar as aulas. O ministério vai ter de dar os recursos para custeio, os códigos de vagas para a contratação do professor e se comprometer aqui que a gente em março vai começar as aulas, aqui em Lucas do Rio Verde. Isso quer dizer, os estudantes de Lucas do Rio Verde devem fazer o ENEM agora, em 2025”, afirmou.
O prefeito Miguel Vaz lembrou a luta pela instalação do campus e disse que “a surpresa foi que em março nós já teremos alunos estudando na UFMT no campus de Lucas do Rio Verde. Isso é extremamente importante. A gente recebe com muita alegria, muito entusiasmo, muita emoção essa grande notícia. A gente sabe da importância da Universidade Federal no município, especialmente com cursos com base tecnológica, como engenharia de software, inteligência artificial, entre outros. Isso vai exatamente nortear o nosso município alinhado com a nossa visão de futuro que é desenvolver base tecnológica aqui. Então, muito contentes, parabenizar e agradecer o apoio de todos”.
Também participaram da cerimônia, em Lucas, o governador Mauro Mendes, o ministro de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reitora da UFMT, Marluce Souza, o presidente da câmara, Airton Callai, dentre outras autoridades.
O ministério anunciou que investirá R$ 5,5 bilhões na educação superior destinados à consolidação e à expansão das universidades e dos hospitais universitários federais. Com o montante, serão criados dez campi universitários e oito novas unidades hospitalares nas cinco regiões do país.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Governdor Mauro Mendes questiona a legalidade da CPI da Saúde
Publicado em 13 de Fevereiro de 2026 ás 04h 10min
Quando a Cultura Normaliza a Violência
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 18h 18min
Megacidade futurista na Arábia Saudita passa por mudança radical e pode virar data center
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 17h 44min
