Noticias
Medeiros critica Lula após operação da PF sobre fraudes no INSS
30 de Abril de 2025 as 12h 24min
PF aponta desvios que beneficiaram sindicatos e associações - Foto: Assessoria
O deputado federal José Medeiros criticou duramente o governo do presidente Lula após a deflagração da Operação Sem Desconto pela Polícia Federal. A investigação apura um esquema bilionário de descontos indevidos aplicados sobre aposentadorias e pensões do INSS, sem a autorização dos beneficiários.
Para Medeiros, o Palácio do Planalto tenta desviar o foco das responsabilidades atuais ao alegar que as irregularidades teriam origem em gestões anteriores. “O escândalo estoura no terceiro ano do governo e querem culpar o passado? Basta olhar os dados a partir de 2023, quando os descontos explodiram em 64%”, declarou o parlamentar.
Ele também afirmou que os desvios aconteceram durante a atual gestão e lembrou o posicionamento do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre o tema. Medeiros citou atas de reuniões de junho de 2023 acessadas pela PF que indicam que o governo Lula foi alertado sobre o crescimento das irregularidades.
Segundo ele, mesmo com denúncias já registradas, providências não foram tomadas pelo Executivo. A Operação Sem Desconto aponta que sindicatos e associações se beneficiaram com valores descontados sem autorização dos beneficiários.
O esquema teria começado ainda na gestão do ex-presidente Michel Temer, mas cresceu de forma expressiva durante o atual governo. O parlamentar relembrou que Bolsonaro, no início de sua gestão, editou uma medida provisória proibindo o desconto em folha para entidades.
A proposta, no entanto, não foi aprovada pelo Congresso e caducou, o que, segundo Medeiros, teve apoio da base petista. “O PT derrubou a medida e agora reviveu e ampliou os repasses aos sindicatos”, afirmou o deputado.
Ele também associou o episódio ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, onde atua Frei Chico, irmão de Lula. A entidade é um dos alvos da operação policial.
Medeiros afirmou que a postura do governo petista repete estratégias de outros escândalos envolvendo a legenda. “Adotam a teoria do Homer Simpson: ‘Se a culpa é minha, eu ponho em quem eu quiser’”, ironizou.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Quando a Cultura Normaliza a Violência
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 18h 18min
Megacidade futurista na Arábia Saudita passa por mudança radical e pode virar data center
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 17h 44min
Prazo para inscrições na 13ª Copa Marcelinho Boiadeiro termina dia 20
Publicado em 12 de Fevereiro de 2026 ás 16h 43min
