Noticias
MEDIDAS DE CONTROLE: Mortes no trânsito em Sinop caem 43% até novembro
18 de Dezembro de 2019 as 08h 00min

Assessoria
O número de mortes no trânsito de Sinop no perímetro urbano, no acumulado de janeiro a novembro deste ano, recuou 43% na comparação com o igual período de 2018, passando de 39 para atuais 22. Os dados são da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (STU) e abrangem as ocorrências situadas, apenas, em ruas, avenidas e marginais da cidade.
De acordo com os números da Pasta, a diminuição é sentida, especialmente, a partir do bimestre julho-agosto. O período coincide com o início dos trabalhos implementados pela Secretaria no tocante à construção de um trânsito mais seguro e a implementação de processos sistemáticos aliando medidas educativas e a modernização das técnicas de fiscalização, a partir da implantação e período pedagógico dos controladores de velocidade, iniciado em 25 de agosto. Na prática, observam os técnicos, as 17 vítimas a menos traduzem os primeiros resultados positivos aferidos no pós-efetivação da política de conscientização e fiscalização.
A relação entre o menor número de mortes frente ao início de operação dos dispositivos de controle e fiscalização de velocidade atrela-se ao efeito pedagógico proporcionado pelos equipamentos e que tem feito motoristas se atentarem para uma mudança comportamental, ao excesso de velocidade e a imprudência por eles praticados. Isso, independentemente, da posição de onde os equipamentos estão instalados.
"À medida que a cidade cresce, crescem também o número de habitantes e a frota de veículos. Consequentemente, passamos a observar a ocorrência sempre de acidentes pela cidade. No entanto, apesar de continuarem ocorrendo, quando a gravidade dos casos é menor também se registra um impacto direto sobre o número de mortes. A redução nos óbitos já é consequência direta da ampliação das políticas de gestão de trânsito, por meio das campanhas, do controle de velocidade que se pratica na cidade e que influenciam o fator comportamental dos motoristas", destaca Alessandro Oliveira, Guarda Civil Municipal vinculado ao setor de estatística da Secretaria Municipal de Trânsito.
Pela série registrada pela STU, a configuração dos óbitos mostrou-se da seguinte forma: entre julho e agosto de 2019, quando a campanha pedagógica foi deflagrada (término de agosto), Sinop registrou 7 mortes no trânsito, número idêntico ao verificado para os mesmos meses de 2018.
Entretanto, já nos meses seguidos ao funcionamento dos controladores, o recuo já passa ser considerável. Entre setembro e outubro, diante dos acidentes ocorridos, 3 foram as mortes em 2019, contra 9 no igual período de 2018. Em novembro, 3 pessoas perderam suas vidas no trânsito, contra 4 no último ano.
"Além do foco de conscientização depositado nestes aparelhos, a administração busca com todo seu empenho a redução de óbitos em nosso trânsito como forma de preservação da vida", salienta o técnico da STU.
De acordo com a Pasta, as principais causas dos acidentes são o excesso de velocidade, a imprudência e a direção perigosa ou inábil.
Evolução dos parâmetros de controle de óbitos
Bimestre 2018 | 2019
01 | 04 | 02
02 | 09 | 01
03 | 06 | 06
04 | 07 | 07
05 | 09 | 03
06 | 04 | 03
Veja Mais
Violência recua após ações contra facções
Publicado em 20 de Julho de 2025 ás 11h 23min
Dívidas, calote e falta de crédito travam produtores
Publicado em 20 de Julho de 2025 ás 09h 22min
Tarifaço pode ter impacto na Embraer similar ao da pandemia
Publicado em 20 de Julho de 2025 ás 07h 21min