Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 27 de Abril de 2024

Noticias

MEIO AMBIENTE: Período proibitivo para uso do fogo na zona rural termina dia 28

Autorizações de desmate voltam a ser emitidas na terça-feira (29)

26 de Outubro de 2019 as 06h 00min

Peritos em atuação durante Operação Abafa Amazônia que visa identificar origem dos focos de incêndio - Foto por: Marcos Vergueiro

Assessoria

O período proibitivo de uso de fogo para limpeza e manejo de áreas na zona rural se encerra na próxima segunda-feira (28), conforme Decreto n. 278/2019 publicado em diário oficial desta sexta-feira (25). A decisão se baseou no fato de que, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), Mato Grosso já recebeu precipitação acumulada superior a 30 milímetros nos últimos 15 dias.

De acordo com o boletim emitido pelo Centro Integrado de Multiagências (Ciman), os dados especializados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais demonstram que o risco de fogo em grande parte do Estado era de baixo a mínimo.

O decreto também altera o artigo 2º do Decreto nº 229, de 30 de agosto de 2019 que definia suspensão para emissão das autorizações de desmate (AD) até 30 de janeiro. Com a nova redação, o documento autorizativo volta a ser emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) já no dia seguinte, terça-feira (29).

Prevenção

Todos os anos, Mato Grosso decreta período proibitivo de queimadas na zona rural. Durante o período de estiagem, que normalmente ocorre entre julho e setembro, não é permitida a queima controlada na zona rural. A medida visa evitar que o fogo se alastre atingindo áreas de vegetação nativa. Os incêndios florestais emitem grandes quantidade de gases de efeitos estufa e trazem prejuízos à vegetação, vida silvestre, saúde humana e economia.

Em zona urbana, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024