Noticias
Melhoramento genético impulsiona produtividade do milho
11 de Setembro de 2025 as 10h 50min

O milho é a base da nutrição animal no Brasil. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), o grão representa cerca de 70% das rações produzidas no país para alimentar diversas espécies.
Para este ano, a entidade projeta a produção de 94 milhões de toneladas de rações e concentrados, crescimento de 3% em relação ao ano passado. O número acompanha o avanço da safra da commodity, que deve chegar a 137,6 milhões de toneladas no ciclo 2024/25, montante 2,9% maior que o registrado no ciclo anterior.
De acordo com José Flávio Silva, Gerente de Pesquisa da TMG — Tropical Melhoramento & Genética, empresa brasileira de soluções genéticas para soja, milho e algodão, esse cenário de expansão está diretamente relacionado ao melhoramento genético de híbridos.
“O uso de híbridos geneticamente melhorados garante maior rendimento no campo. Além disso, os coprodutos do etanol, como DDG (grãos secos de destilaria com solúveis) e WDG (grãos úmidos), aumentam a disponibilidade de insumos proteicos e energéticos para rações, com impacto direto no ganho de peso e na eficiência de conversão alimentar dos animais”, afirma.
O especialista ressalta que o melhoramento genético do milho gera ganhos econômicos e ambientais. “O aumento da produtividade e a oferta de DDG/WDG, regulamentados pelo MAPA (Instrução Normativa nº 51/2011 e complementares sobre ingredientes de rações), otimizam o uso de recursos naturais e reduzem custos, conciliando rentabilidade e sustentabilidade. Esses fatores sustentam a produção de carne, leite e ovos e consolidam o Brasil como líder global na exportação de proteína animal”, explica Silva.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Três mulheres morrem em grave acidente na BR-163
Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 15h 40min
Projeto de leitura conecta alunos de escola municipal a ilustradora
Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 14h 48min
Eletrificados no Brasil: vendas disparam e batem novo recorde
Publicado em 13 de Outubro de 2025 ás 12h 46min