Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Junho de 2026

Noticias

Mendes garante: “Ferrovia não vai tirar emprego dos caminhoneiros”

Governador cita benefício para manutenção de rodovias; contrato foi assinado hoje

20 de Setembro de 2021 as 18h 00min

Mauro Mendes assinou contrato para obra da Ferrovia Estadual – Foto: Mayke Toscano

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou nesta segunda-feira (20) que há um equívoco por parte da população que acha que a construção da Ferrovia Estadual, cujo contrato foi assinado nesta segunda-feira (20), irá “tomar” o emprego dos caminhoneiros que atuam no transporte da produção do campo. A ferrovia irá ligar Rondonópolis a Lucas do Rio Verde e a Cuiabá e se conectará com a Malha Paulista, que leva até o Porto de Santos.

Em entrevista ao jornal Bom Dia Mato Grosso, da TV Centro América, Mendes afirmou que o que deve ocorrer é uma mudança do perfil do trabalho exercido pela categoria. “O progresso vem, cria novas oportunidades e não vai tirar o emprego de ninguém. Só vai mudar o perfil e a distância que ele vai percorrer”, disse.

“Talvez um caminhão que anda mil km para pegar uma carga e entregar em outro ponto, demorando três ou quatro dias para fazer essa viagem, vai fazer uma viagem de 300 km. Vai fazer uma por dia, porque vai ter muita geração de carga”, acrescentou.

Mendes disse, ainda, que o modal ajudará na melhoria da logística no Estado e trará benefício direto à manutenção das rodovias. Para ele, Mato Grosso terá duas histórias para contar: uma antes e outra depois da ampliação dos trilhos. “Hoje, temos milhares de carretas por dia transportando nas rodovias de Mato Grosso, levando dezenas de toneladas, gerando muito trânsito pesado que acaba estragando as nossas estradas nesses longos percursos”, afirmou.

CONTRATO E OBRAS
O governador assinou o contrato com a Rumo Logística S/A nesta segunda. A empresa será responsável pela construção, implantação e exploração de 730 km da ferrovia estadual, uma obra estimada em R$ 11,2 bilhões. “É um investimento robusto, talvez um dos maiores investimentos privados em curso no Brasil”, disse Mendes.

As obras devem ser realmente iniciadas apenas em 2022, em razão das etapas a serem cumpridas para licenciamento ambiental e desapropriação.

O democrata afirmou que pediu celeridade à Secretaria de Estado de Meio Ambiente para a tramitação do processo de licenciamento, mas salientou que todos os ritos e prazos legais serão respeitados.

“Terminada essa fase, imediatamente a empresa fica autorizada a iniciar as obras. Tem todo um roteiro a seguir, de desapropriação por onde passa, de alguns cuidados na elaboração do projeto executivo, mas temos certeza que tudo isso irá acontecer de maneira muito rápida e muita célere”, disse.

Conforme Mendes, apesar da previsão de que os trilhos efetivamente cheguem em 2025 e os ramais que chegam a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde sejam finalizados até 2028, a empresa prevê a entrega do primeiro terminal da ferrovia estadual em dois anos. “Eles preveem que em 2 anos já terão o primeiro terminal sendo ativado entre Primavera do Leste e Campo Verde, o que já traz um grande benefício, porque ela já captura carga daquela região. E na sequência, ela continua subindo”, completou.

Fonte: DA REPORTAGEM – com Mídia News

Veja Mais

PL-MT adia convenção e amplia busca por alianças

Publicado em 24 de Junho de 2026 ás 16h 46min


Casamento comunitário oficializa união civil gratuita de 31 casais em Colíder

Publicado em 24 de Junho de 2026 ás 15h 45min


MT lidera produção de algodão, soja e milho há décadas; domínio nesta safra

Publicado em 24 de Junho de 2026 ás 14h 45min


Jornal Online

Edição nº1826 - 25/06/2026