Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 16 de Outubro de 2025

Noticias

Mendes se reúne com Evo Morales para comercializar gás

Acerto entre os dois governos deve sair em breve para acordo de integração energética

01 de Junho de 2019 as 00h 00min

CLEMERSON SM

clemersonsm@msn.com

 

O governador Mauro Mendes (DEM), esteve na Bolívia para iniciar as tratativas com o governo boliviano para a comercialização de gás, e também, do fertilizante usado nas plantações de soja, cana de açúcar, alimentação de gado, chamado ureia.

O encontro ocorreu na cidade de Santa Cruz de la Sierra, onde foi assinado o acordo de integração energética entre o governo mato-grossense e o boliviano.

“Nós discutimos a cooperação e possível parceria do governo boliviano, por meio do Ministério e da Yacimientos Petroliferos Fiscales Bolivianos (YPFB) [empresa pública boliviana] com o MT Gás. Nosso objetivo é contribuir para desenvolver a comercialização, junto com o MT Gás, do gás natural, do GLP e da ureia, em parceria com o governo boliviano”, explicou o Mendes.

Com isso, o governo mato-grossense busca possibilidades para que o gás chegue ao estado de forma ininterrupta para que isso beneficie não só as empresas e o setor industrial, como também o cidadão comum.

Um estudo também vem sendo preparado para analisar as possibilidades da empresa boliviana participar em Mato Grosso de projetos que visam gerar energia, seja pro conta própria ou juntamente com parceria com empresas mato-grossenses.

No memorando assinado também consta a parceria para trocar experiências, informações e conhecimentos sobre biocombustíveis, que maximizarão o impacto e os benefícios para a mudança da matriz energética na Bolívia.

 

 

O próximo encontro entre os dois governos está marcado para o próximo mês, em Cuiabá. “O ministro Luis Sánchez estará em Cuiabá para darmos continuidade às tratativas para o desenvolvimento em conjunto desse mercado, com as empresas MT Gás e a YPFB”, destacou o governador.

Veja Mais

Cuidado com solo para manter legado da família holandesa

Publicado em 16 de Outubro de 2025 ás 18h 29min


Águas de Sinop muda cronograma de obras para reduzir transtornos

Publicado em 16 de Outubro de 2025 ás 17h 28min


Nova Mutum recebe escola cívico-militar reformada

Publicado em 16 de Outubro de 2025 ás 16h 27min


Jornal Online

Edição nº1655- 16/10/2025