Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 07 de Fevereiro de 2026

Noticias

Mercado do arroz pressionado por excesso de oferta e câmbio desfavorável

27 de Janeiro de 2026 as 09h 46min

Fatores como produção elevada mantêm os preços do arroz travados no Brasil – Foto: Divulgação

O mercado do arroz continua enfrentando um cenário de excesso de oferta, tanto no Brasil quanto no exterior. A ampla disponibilidade do grão tem limitado qualquer possibilidade de recuperação mais consistente nos preços, conforme explica o analista e consultor da Safras & Mercado, Evandro Oliveira.

Segundo ele, as perspectivas para 2026 indicam baixa probabilidade de valorização expressiva, já que as margens de rentabilidade permanecem comprimidas, enquanto os custos de produção seguem altos. “O setor deve continuar operando com margens reduzidas, mesmo com boa produtividade no campo”, destaca o consultor.

No cenário externo, o câmbio continua sendo um fator de pressão importante. Com o dólar operando abaixo de R$ 5,30, a competitividade do arroz brasileiro no mercado internacional diminui, dificultando o fechamento de novos contratos de exportação.

Mesmo com esse entrave, os embarques continuam em ritmo relevante. Dados do line-up do Porto de Rio Grande apontam que 139,6 mil toneladas (base casca) foram embarcadas em janeiro, e outras 50,8 mil toneladas ainda estão programadas para o mês. Desse total, mais de 65% correspondem a arroz quebrado, o que reforça o caráter defensivo das exportações e a busca das indústrias por escoar excedentes de menor valor agregado.

De acordo com Oliveira, a atual conjuntura — marcada por safra bem conduzida, mercado saturado, câmbio desfavorável e estratégia conservadora de comercialização — cria um ambiente em que os preços permanecem estagnados. “O grande desafio do setor, neste momento, não é mais produzir, mas sim encontrar formas eficientes de escoar a safra”, ressalta o analista.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Realizada a 1ª cirurgia bariátrica de 2026 pela rede municipal de saúde em Sinop

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 10h 53min


Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min


Sport Sinop pode se classificar ou mesmo cair em campeonato equilibrado

Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 06h 45min


Jornal Online

Edição nº1732 - 07a09/02/2026