Noticias
Mercado do milho pode reagir no 2º semestre, apesar da pressão da safra recorde
10 de Julho de 2026 as 17h 35min
Oferta elevada mantém preços pressionados no curto prazo – Foto: Divulgação
O mercado brasileiro de milho segue operando sob forte pressão em razão da ampla oferta disponível no país. A combinação de uma safra de verão robusta com uma segunda safra (safrinha) ainda volumosa mantém o abastecimento confortável e explica a recente queda das cotações no mercado interno, especialmente nos contratos negociados na B3.
A avaliação é da StoneX, que, em sua atualização de julho, destaca que, embora tenham ocorrido perdas pontuais em estados como Goiás e Minas Gerais, a produção nacional permanece suficiente para garantir elevado volume disponível ao mercado no curto prazo.
Segundo o analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Raphael Bulascoschi, a elevada disponibilidade do cereal continua sendo o principal fator de pressão sobre os preços. Além da grande oferta, outro elemento limita a valorização do milho brasileiro: a menor competitividade das exportações nacionais no mercado internacional.
Mesmo com a demanda doméstica aquecida, principalmente pelos setores de proteína animal, etanol de milho e indústria de rações, uma parcela maior da produção permanece no mercado interno devido à dificuldade de competir com outros grandes exportadores.
O cenário internacional também contribui para o enfraquecimento dos preços. Em 2025, os Estados Unidos registraram uma produção recorde de milho, fortalecendo sua presença nas exportações mundiais. Já em 2026, a Argentina caminha para uma safra histórica, favorecida pela redução das tarifas de exportação, o que amplia ainda mais sua competitividade no comércio internacional.
Outro fator que pesa sobre o desempenho brasileiro é a valorização do real observada ao longo dos últimos 18 meses, reduzindo a atratividade do milho nacional para compradores externos e limitando o ritmo das exportações.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Asteroides ameaçam a Terra? Entenda como cientistas monitoram rochas espaciais
Publicado em 10 de Julho de 2026 ás 16h 28min
Júlio Campos indica racha no UB em MT
Publicado em 10 de Julho de 2026 ás 15h 29min
Mais vagas de estacionamento na Avenida Joaquim Socreppa em Sinop
Publicado em 10 de Julho de 2026 ás 14h 30min
