Noticias
Mercado empreendedor segue desafiador para startups
19 de Dezembro de 2025 as 07h 16min
Soluções inovadoras e de resultados imediatos – Foto: Divulgação
O empreendedorismo e o universo das startups sempre foram fundamentais para a transformação dos mercados. Em um contexto cada vez mais competitivo e desafiador, a inovação deixa de ser apenas um diferencial e se torna elemento essencial para a sustentabilidade dos negócios. Seja na indústria, nos serviços ou no agronegócio, incorporar tecnologias, repensar processos e adotar modelos mais ágeis é o que permite ganhos reais de eficiência, produtividade e impacto.
Embora seja indispensável, o empreendedorismo é sensível às oscilações políticas e econômicas e, em cenários de instabilidade, acaba sendo diretamente afetado, como vimos ao longo do último ano. Após um período de forte expansão, o mercado empreendedor e o ecossistema de startups adotaram uma postura mais cautelosa.
O agronegócio é um exemplo prático de como os movimentos do mercado podem impactar o desenvolvimento de inovações. Nos últimos anos, o produtor rural perdeu grande parte de sua margem de contribuição. Na região do MATOPIBA, composta por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, em 2023, as margens médias variavam entre 30% e 34%. Atualmente, esse índice caiu para cerca de 18%, o que torna o produtor mais cauteloso com investimentos e tomadas de decisão.
Em outros estados, a situação é ainda mais crítica. Segundo a ProConsult, consultoria que realiza pesquisas no Brasil e no exterior, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso apresentam hoje as menores margens finais, que variam entre 2% e 4%. “Isso significa que algumas estruturas já operam no prejuízo”, afirma Pompeo Scola, CEO da Cyklo Agritech, aceleradora de startups e especialista em inovação.
Com essa redução, o Brasil do agro, que vem diminuindo sua lucratividade nos últimos dois anos, também deve impactar o mercado de startups. “Em momentos de grandes margens, a tendência é que produtores invistam mais e testem mais inovações. Por outro lado, quando a margem encolhe, as soluções de rápida resposta e redução imediata de custos se tornam prioritárias”, destaca Scola.
SELEÇÃO CRITERIOSA
Diante dessas movimentações do mercado, a Cyklo, nos últimos dois anos, passou a priorizar em seu processo seletivo startups alinhadas a essa nova realidade, ou seja, negócios com produtos e serviços capazes de gerar resultados práticos e rápidos.
Segundo Scola, é fundamental que startups desenvolvam um modelo de negócios que permita pulverizar vendas, evitando dependência de regiões tradicionais. “Felizmente, as startups que desenvolvemos já têm esse DNA de autossobrevivência e muita resiliência”, reforça.
Como a demanda por inovação não se restringe ao agronegócio, a Cyklo está expandindo, neste ano, sua atuação para outros segmentos da indústria. Com a abertura de uma nova filial em Joinville, o objetivo é apoiar empresas catarinenses com a expertise acumulada no setor agro. “Em conversa com a FIESC, soubemos que o estado terá déficit de cerca de 54 mil trabalhadores para suprir a demanda industrial. Santa Catarina tem hoje apenas 2% de desemprego, há escassez real de mão de obra”, explica Scola.
Esse cenário impulsiona a necessidade de automatização de processos, incluindo logística e robotização de funções operacionais. “Por isso, nosso edital deste ano terá forte foco em soluções tecnológicas, como robôs, que possam substituir atividades pesadas e repetitivas”, completa.
Essa tendência integra o movimento conhecido como IndTech — tecnologias voltadas à automação de processos industriais. “Esse é o caminho do empreendedorismo para os próximos quatro anos. Startups que tragam soluções capazes de automatizar rotinas e reduzir custos de maneira rápida terão chances muito maiores de sucesso”, acrescenta.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
BR-163 terá 40 ações para prevenção de acidentes até o Carnaval
Publicado em 19 de Dezembro de 2025 ás 08h 30min
União contrata meia-atacante Cris Magno, campeão pelo Nova Mutum
Publicado em 19 de Dezembro de 2025 ás 08h 16min
Lucas recebe retinógrafo do Governo
Publicado em 19 de Dezembro de 2025 ás 07h 28min
