Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 27 de Abril de 2024

Noticias

Mercedes desiste de apelo ao resultado do GP de Abu Dhabi

Time havia protestado no dia da corrida por uma suposta infração de Verstappen

17 de Dezembro de 2021 as 08h 00min

Safety car lidera Hamilton nas voltas finais do GP de Abu Dhabi — Foto: Reprodução

Chegou ao fim mais uma novela no desfecho da temporada 2021 da Fórmula 1. Após protocolar dois protestos ao resultado do GP de Abu Dhabi no último domingo, na conquista do título mundial de Max Verstappen, a Mercedes anunciou nesta quinta (16) que desistiu do apelo à negativa dos comissários aos protestos para o que considerou um não-cumprimento do Regulamento Esportivo da categoria.

“Junto com Lewis (Hamilton), deliberamos cuidadosamente como responder aos eventos no fim da temporada da Fórmula 1. Sempre fomos guiados por nosso amor por esse esporte e acreditamos que cada competição deve ser vencida por mérito. Na corrida do domingo, muitos sentiram, nós incluídos, que o jeito como as coisas se desenrolaram não foi correto”, informou a equipe, através de um comunicado.

A primeira solicitação da Mercedes, rejeitada pela Federação Internacional do Automobilismo (FIA), se apoia no Artigo 48.8, que proíbe os pilotos de ultrapassar sob bandeira amarela. O protesto refere-se aos momentos em que Verstappen colocou o carro na frente do então líder Lewis Hamilton.

O carro de segurança foi acionado na 54ª volta após batida de Nicholas Latifi, que disputava a 15ª posição com Mick Schumacher. Apesar das barreiras de segurança terem sido danificadas, a direção de prova sinalizou as bandeiras amarelas.

O segundo protesto trata do momento em que só cinco retardatários (Lando Norris, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Charles Leclerc e Sebastian Vettel) receberam autorização para passar os líderes, quando o regulamento indica que todos devem fazê-lo após a autorização do diretor de prova.

Além disso, o safety car retornou para o pit lane na penúltima volta, contrariando as normas que determinam fazê-lo no giro seguinte ao realinhamento dos carros. A decisão da equipe foi divulgada um dia após a confirmação da FIA de que todo o desenrolar da etapa no Circuito de Yas Marina seria analisada e debatida com todas as equipes e pilotos.

No documento, a Mercedes justificou que os dois protestos aplicados ainda no domingo, minutos após o fim da corrida, foram motivados pelo não-cumprimento dos regulamentos esportivos da categoria e, ainda, "no interesse da justiça esportiva":

“Estivemos desde então num diálogo construtivo com a FIA e a Fórmula 1 para criar clareza para o futuro, assim, todos os competidores saberão as regras sob as quais estão correndo e como serão orientados. Além disso, recebemos a decisão da FIA de instalar uma comissão para analisar o que aconteceu em Abu Dhabi e reforçar a robustez das regras, governança e tomada de decisões na Fórmula 1. Recebemos de forma positiva que eles também convidaram as equipes e pilotos para tomar parte nisto. A Mercedes trabalhará ativamente com essa comissão para construir uma Fórmula 1 melhor”, para cada equipe e cada fã que ama este esporte tanto quanto nós.

A Mercedes também reforçou as congratulações dadas pelo chefe Toto Wolff a Max Verstappen e a RBR pelo título de pilotos. “A Max Verstappen e a RBR: gostaríamos de expressar nossos sinceros respeitos por suas conquistas essa temporada. Vocês fizeram a luta por esse título da Fórmula 1 verdadeiramente épico. Max, te parabenizamos, e a toda sua equipe. Estamos ansiosos pela luta com vocês na pista na próxima temporada”, escreveu.

Na mensagem, o time também agradeceu pela contribuição de Valtteri Bottas, que passa a representar a Alfa Romeo em 2022, e de Hamilton, que considerou como "o maior piloto da história", bem como os funcionários envolvidos na atuação nesta temporada da F1.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Matança em Peixoto: família deve responder por associação criminosa

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 17h 41min


Morar próximo de áreas verdes reduz o risco de ansiedade e depressão

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 14h 05min


Chega ao mercado novo dosador de semente graúda

Publicado em 26 de Abril de 2024 ás 13h 04min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024