Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 23 de Novembro de 2025

Noticias

Meteoro bola de fogo rasga o céu no RS

25 de Setembro de 2023 as 18h 40min

Trata-se do 1º meteoro deste tipo relacionado à chuva “September gamma Piscids” – Foto: Divulgação

Na madrugada de domingo (24), um meteoro do tipo fireball (bola de fogo) foi registrado pelo Observatório Heller & Jung cortando os céus sobre a área de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

De acordo com o responsável pelo observatório, professor Carlos Jung, diretor da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) na região Sul, trata-se do primeiro meteoro deste tipo relacionado à chuva “September gamma Piscids”, que está ocorrendo neste período e vai até sábado (30).

Ainda segundo Jung, esse registro estimula um estudo sobre a maior ocorrência de fireballs em 2023 em relação aos anos anteriores. “Os registros deste ano indicam uma maior ocorrência de meteoros com maior brilho e tamanho, denominados Fireballs. Não estão descartadas novas quedas de fireballs em 2023”.

O evento registrado teve uma duração de 2,63 segundos e uma magnitude (brilho) de -4,53. O detrito que o provocou entrou na atmosfera a uma altitude de 93,53 Km e se extinguiu sobre a área de Santa Maria a uma altitude de 44,72 Km, segundo os cálculos estimativos.

O que é um meteoro bola de fogo?

Asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima. Algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso, que é o que os astrônomos chamam de meteoro.

Assim, os meteoros nada mais são do que esses eventos luminosos. Meteoro não é sólido, não é líquido nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, também é chamado de “estrela cadente”.

De maneira geral, quanto maior o objeto, mais luminoso será o meteoro. E quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro é comumente chamado de fireball – ou bola de fogo.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Sorriso avança em acordo para um novo anel viário

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min


Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min


Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025