Noticias
Milhões de brasileiros têm dificuldades de pagar as suas dívidas
30 de Maio de 2023 as 08h 51min
Quase 64% dos inadimplentes devem aos bancos – Foto: Divulgação
O que já se suspeitava em teoria, se comprovou através de pesquisa. A inadimplência, ou seja, as contas ou dívidas em atraso, atinge, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), quatro entre dez brasileiros adultos.
O número de dívidas em atraso no Brasil, em abril deste ano, cresceu 18,42% em relação ao mesmo período do ano passado. A dívida com os bancos é, segundo o CNDL, o principal motivo da inadimplência: 63,8% do total.
A perda do emprego também o envolveu em uma situação que atinge hoje 66 milhões de brasileiros, segundo dados da CNDL: o jovem não consegue pagar suas contas. Em média os brasileiros inadimplentes devem a duas empresas.
Quase metade dos brasileiros na faixa etária a qual pertence o vendedor ambulante (25 a 29 anos) estão na inadimplência.
Três em quatro idosos com 65 a 84 anos estão com dívidas em atraso no país. Água e luz respondem por 11,1% das inadimplências, percentual parecido com o do comércio, que representa 11,6% das dívidas não pagas.
“Na pesquisa, quando as pessoas foram perguntadas sobre o motivo de elas terem entrado na inadimplência, elas disseram que tiveram perda de renda ou de si próprios, ou de alguém da família”, afirma Merula. “Isso é natural já que, quando a renda é menor, o espaço que os itens básicos ocupam no orçamento familiar é maior e as pessoas têm menos possibilidade de lidar com algum imprevisto que aconteça”.
Segundo a especialista, quem tem renda menor também precisa de mais disciplina financeira para evitar a inadimplência.
“Existe, sim, uma possibilidade de as pessoas se manterem adimplentes, apesar da renda mais baixa, mas é muito mais difícil. Então, o foco daquele que tem uma renda menor precisa ser em melhorar a qualificação, procurar cursos gratuitos, possibilidades de melhorar a própria renda para entrar em uma situação um pouco mais confortável”.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Governo prevê investimentos de R$ 226 mi em leilões de três terminais
Publicado em 01 de Março de 2026 ás 12h 49min
Denúncias de condutas criminosas de pessoas em situação de rua em Sorriso
Publicado em 01 de Março de 2026 ás 10h 52min
CMN autoriza novo empréstimo aos Correios, no valor de R$ 8 bilhões
Publicado em 01 de Março de 2026 ás 08h 51min
