Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 15 de Outubro de 2025

Noticias

Milho: clima adverso preocupa agricultores do Médio Norte

27 de Março de 2024 as 07h 55min

Semeadura do milho: no Médio Norte há produtores estimando perdas de até 50% no potencial produtivo – Foto: Divulgação

O clima adverso em Mato Grosso vem castigando as lavouras de milho e pode prejudicar o desempenho da segunda safra em algumas propriedades, assim como ocorreu na soja. Na região médio-norte tem agricultor estimando perdas de até 50% no potencial produtivo da plantação.

Na última sexta (22), relatório de acompanhamento da semeadura do milho segunda safra do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontou que 100% da área prevista havia recebido as sementes.

Na propriedade do produtor Tiago Ceolin, localizada em Lucas do Rio Verde, mais da metade dos 780 hectares de milho sofre com a falta de umidade no solo. Sem hesitar, ele pontua que será difícil recuperar-se financeiramente do prejuízo da safra de soja. A esperança no desempenho da segunda safra, afirma, ficou pelo caminho.

Na propriedade de Tiago Ceolin a soja começou a vir bonita, conta. Contudo, próximo da floração as chuvas cortaram. “Perdas de 40% a 50%. Entramos no plantio do milho, estava correndo tudo bem até um momento. E agora nos deparamos com a falta de chuva. Investimento de 85 sacas por hectare para colher em torno de 150, 160. E já deu uma quebra, vamos falar por baixo hoje, em torno de 50%. Do jeito que está aí para mais”, estima o produtor ao Canal Rural Mato Grosso.

Assim como na soja, o impacto no milho, segundo Tiago Ceolin, também é uma consequência do El Niño. “O tempo não está colaborando. Sol de 40 graus. Não tem planta que aguenta ficar 23, 24 dias sem chuva. Se não chover o milho vai se entregar e vai morrer mesmo. Está perdendo as folhas do baixeiro, está amarelando tudo”.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Primeiro drone do estado para combater incêndios em edifícios

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 18h 29min


Lei do ex: Yuri Alberto volta à Vila Belmiro para encarar sua maior vítima

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 17h 46min


Treinamento aborda riscos à saúde e ao meio ambiente em Sorriso

Publicado em 15 de Outubro de 2025 ás 14h 40min


Jornal Online

Edição nº1655- 16/10/2025