Noticias
Milho: colheita avança em MT com risco no bolso e na lavoura
05 de Junho de 2025 as 12h 48min

A colheita do milho avança em Mato Grosso. Em Tapurah, no médio-norte do estado, os primeiros resultados de produtividade animam. Contudo, o otimismo divide espaço com a queda nos preços e a preocupação com a Diplodia, doença fúngica que pode afetar a qualidade do grão.
Os trabalhos de retirada do cereal das lavouras começaram em meados de maio. Conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até o dia 30 de maio apenas 0,97% dos mais de 7 milhões de hectares haviam sido colhidos.
Em Tapurah, as colheitadeiras já cortam os primeiros talhões na fazenda do produtor Diogo Ballistiere, retirando o milho no auge da maturação. Nesta safra 2024/25 foram cultivados com o cereal na propriedade 4,9 mil hectares.
“Nós vemos que os primeiros milhos como sempre produzem muito bem, dando início com médias regulares, médias boas. As chuvas se estenderam um pouco mais até o início de maio, então fez com que as últimas áreas granassem bem e tivesse um bom enchimento de grão. Provavelmente, vai superar os outros anos”.
Os bons resultados obtidos nos primeiros talhões também são comemorados pela produtora Natalia Becker de Oliveira. Com o bom regime de chuvas nesta temporada, ela ampliou o plantio dos milharais para 1.430 hectares.
Ela conta que conseguiram realizar um plantio rápido, o que auxiliou na decisão em plantar a área total com milho. Conforme a produtora, até o momento cerca de 100 hectares foram colhidos. “Não tirou a média final, mas as médias preliminares estão dando entre 175 sacas e 180 sacas no início. Os últimos milho sempre cai produtividade, mas esse ano como a chuva estendeu e plantamos bons híbridos, mantivemos adubação, eu acredito que a média da fazenda vá ficar entre umas 150 sacas, que já aconteceu num ano bom de chuva como esse”, diz Natalia.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Aeroporto da Bom Futuro ocupa área da Prefeitura, diz Abílio
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 17h 14min
Taxa de analfabetismo cai em MT
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 16h 10min
Proteção essencial contra a meningite meningocócica
Publicado em 02 de Julho de 2025 ás 14h 40min