Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 27 de Junho de 2025

Noticias

Milho: distribuidor autopropelido é opção para fazer adubação parcelada

27 de Setembro de 2023 as 15h 11min

Empresa paulista oferece equipamento que facilita a operação – Foto: Divulgação

O conceito de reuso no campo vem de encontro à tendência de aproveitamento de potencial de maquinário e é através da otimização desses recursos que os ganhos em economia e produtividade estão inseridos.

Uma das soluções com esse foco e que está disponível no mercado é a transformação de pulverizadores antigos em distribuidores autopropelidos. Essa alternativa é oferecida pela empresa paulista MP Agro.

Aliado à sustentabilidade, a linha de soluções da marca também possibilita ao produtor realizar a adubação parcelada de nitrogênio (N) em diferentes estádios fenológicos do milho.

A adubação realizada dessa maneira, segundo o especialista e coordenador de vendas Abner Santos, melhora a eficiência de aplicação de N, “essa opção tem por objetivo principalmente minimizar as perdas por lixiviação”.

O profissional ressalta que no parcelamento em cobertura, ao realizar-se a adubação com sulfato de amônio é possível obter melhor produtividade, número de espigas e altura de plantas quando parcelada, no mínimo, duas vezes.

“E ao realizar-se a adubação com a ureia, para a obtenção de bons resultados, o parcelamento aumenta para, no mínimo, três vezes, devido a maior perda por volatilização em relação ao sulfato”, pontua.

Além disso, existe também, de acordo com o especialista, a possibilidade de realizar a adubação parcelada de N em diferentes estádios fenológicos do milho. “Essa prática, além de diminuir a perda do nutriente, possibilita ganhos de duas a quatro sacas por hectare”, diz o profissional.

É importante lembrar que a adubação deve ser feita conforme as necessidades de cada produtor, região e fazenda, seguindo as orientações de um profissional. “Por exemplo, em estudos realizados considerando as condições de solo e clima de Baixa Grande do Ribeiro/PI e São Raimundo das Mangabeiras/MA, observou-se que o parcelamento da adubação nitrogenada no milho deve ser feito no máximo em duas vezes, 1/2 na fundação + 1/2 por ocasião da sexta folha”, explica o coordenador.

BOA OPÇÃO

Esse tipo de operação, apesar de benéfica, exige mão de obra e tempo. Para auxiliar nesse trabalho, é que a solução oferecida pela MP Agro pode ajudar. Os distribuidores da empresa garantem o aproveitamento do sistema automotriz que o produtor já tem e assim proporciona ganhos em economia e produtividade.

“É importante destacar que o equipamento também permite o uso do mesmo rastro já existente na lavoura, o que elimina o amassamento de outras plantas”, ressalta Santos.

O distribuidor autopropelido consegue adentrar as lavouras nos estágios mais avançados das plantas, provendo a adubação tardia, e assim garantindo ainda mais força no desenvolvimento da cultura.

“O uso da nossa linha Z para transformação do autopropelido com suas tecnologias de aplicação em taxa variável utilizando a agricultura de precisão é uma ótima opção para realizar com sucesso a adubação nitrogenada parcelada”, completa o especialista.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Assembleia aprova projeto que revoga taxa de irrigação em MT

Publicado em 27 de Junho de 2025 ás 06h 20min


Senado aprova proposta de aumento de número de deputados; MT terá mais 2

Publicado em 27 de Junho de 2025 ás 05h 18min


Juiz decreta a prisão de assassino da esposa e pede exame de insanidade mental

Publicado em 27 de Junho de 2025 ás 04h 23min


Jornal Online

Edição nº1576 - 27/06/2025