Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 18 de Abril de 2024

Noticias

MILHO ESTOCADO: Conheça 5 dicas para o armazenamento correto

Cuidados são fundamentais para que a qualidade do cereal colhido no campo seja mantida

30 de Agosto de 2020 as 08h 00min

Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Com a colheita das lavouras de milho encerrada em Mato Grosso, a qualidade dos grãos que saíram do campo passa a depender dos cuidados adotados durante o armazenamento. Enquanto o cereal estiver estocado é importante manter o foco em alguns itens que exigem atenção e que podem evitar que o produto sofra danos.

Engenheira agrônoma e instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Tânia Regina de Oliveira listou cinco deles, que são considerados fundamentais para que o produto seja preservado. Confira:

 

Faça limpezas periódicas na unidade armazenadora

Segundo a instrutora do Senar-MT, a limpeza deve envolver a “lavagem” do armazém, com atenção especial aos dutos, sistema de aeração, canaletas, e o local onde é feita a pré-limpeza dos grãos. “Com essa higienização será possível retirar todo e qualquer resíduo, minimizando o risco de proliferação de pragas. O ideal é que essa limpeza seja feita a cada safra, ou seja, quando a soja for retirada para a entrada do milho e vice-versa. Durante o procedimento também é preciso aplicar inseticidas no piso e nas paredes da unidade, para eliminar as pragas que eventualmente estejam na unidade”, explica.

 

Classifique o produto assim que ele chegar no armazém

A recomendação vale tanto para as empresas armazenadoras, quanto para os produtores que possuem armazém na fazenda. De acordo com a agrônoma, é fundamental verificar as condições da carga antes do descarregamento. “A coleta dos grãos precisa ser feita de maneira correta, assim como o levantamento populacional de pragas que estejam chegando da lavoura com esse produto, o percentual de umidade, o nível de matérias estranhas e impurezas. Essas informações permitem que a limpeza dos grãos – na entrada do armazém – seja feita de maneira correta, bem como a programação de eventuais aplicações de defensivos caso seja necessário”, reforça.

 

Monitore a umidade dos grãos

Na avaliação da instrutora, “esse monitoramento é de suma importância para evitar que o grão perca peso durante o tempo em que permanecer estocado. A equipe deve estar treinada para coletar a cada 15 ou 20 dias a massa de grãos e verificar a umidade do produto. Isso vai reduzir o risco do uso incorreto do sistema de aeração, evitando perdas. Também é importante que a equipe responsável elabore uma tabela de acompanhamento periódico desta umidade, que precisa estar mantida entre 12% e 14%”, orienta.

 

Acompanhe com frequência a temperatura da massa dos grãos

De acordo com Tânia Regina, “os colaboradores precisam estar atentos – a todo e qualquer momento – com os cuidados com os cabos de termometria. É preciso mantê-los com a manutenção em dia e os operadores precisam ter conhecimento preciso sobre termometria para que saibam o momento exato em que é preciso ligar o sistema de aeração, ganhando e não perdendo com ela. Vale lembrar que a cada momento em que esta temperatura ‘evolui’, aumenta também o nível populacional de insetos, assim como os índices de grãos avariados como fermentados e ardidos”, aponta.

 

Mantenha atenção ao controle de pragas

Por fim, a instrutora do Senar-MT reforça que “é preciso realizar constantemente um levantamento sobre a incidência de pragas dentro do armazém, para que as aplicações de inseticidas possam ser feitas ‘com sucesso’, sem desperdício de produto. Com as informações corretas, é possível realizar intervenções mais assertivas e eficientes. Isso vai evitar custos desnecessários e reduzir riscos de danos à qualidade dos grãos”, conclui.

Veja Mais

Projeto-piloto garantirá produção e venda de gengibre e açafrão

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 55min


Para Janaina, MDB sairá prejudicado caso tenha candidato em Cuiabá

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 54min


AL debate impactos da ZPE em Cáceres

Publicado em 18 de Abril de 2024 ás 15h 53min


Jornal Online

Edição nº1276 18/04/2024