Noticias
Ministério da Agricultura vai instalar unidade em Sorriso
25 de Maio de 2023 as 07h 15min
Trabalhos devem começar em 2 meses – Foto: Divulgação
O Superintendente Federal Substituto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Mato Grosso, Leny Rosa Filho, e o Auditor Fiscal Federal de Pecuária, Omar Roberto da Silva, acabam de comunicar o prefeito Ari Lafin de que o MAPA pretende instalar uma Unidade Técnica Regional da Agricultura (UTRA) em Sorriso. Na prática, a UTRA é a presença do MAPA no Município.
“A UTRA é ligada à Superintendência Estadual que por sua vez é ligada ao MAPA; todos os serviços ofertados pelo MAPA estarão em Sorriso com a presença da UTRA”, frisa Rosa Filho. O superintendente destaca ainda que a Unidade será responsável pelos serviços de controle de produção, garantia de qualidade e promoção do desenvolvimento regional de 50 municípios, em uma região que se estenderá do Xingu até Sapezal.
Ari destacou a importância dessa notícia. “Essa é uma solicitação e grande necessidade do Município; há muito vínhamos conversando sobre essa necessidade com o Mapa e ficamos felizes em receber essa notícia”, diz.
Na reunião, o prefeito lembrou que Sorriso, localizada no “coração do Mato Grosso é a cidade brasileira com a maior produção agrícola”. Nos 600 mil hectares de área produtiva de Sorriso, destacam-se commodities como soja, milho e algodão, com estimativa de produção – em toneladas – para a safra 20/21, de 2,1 milhões, 3,5 milhões e 167 mil, respectivamente, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
“Há muito aguardávamos por essa notícia, até para dar mais segurança na produção como para que possamos acelerar processos como de regularização fundiária, em especial casos como do georreferenciamento e escrituração da área do Assentamento Jonas pinheiro”, frisa o prefeito.
A meta é instalar a UTRA no Município em até 60 dias. Nesse momento, a equipe já está conferindo as instalações das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec) e Agricultura Familiar e Segurança Alimentar (Semasa).
Além do pessoal do MAPA e do prefeito, os secretários Marlon Zanella (Semasa); Marcelo Lincoln (Samatec); Hilton Polesello (Governo) e o vereador Maurício Gomes participaram da reunião.
EMBRAPA?
Rosa Filho também comunicou ao prefeito a intenção do MAPA em instalar uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Sorriso.
A Embrapa é uma empresa pública, vinculada ao Mapa, criada em 1973 com a meta de desenvolver a base tecnológica de um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical. “outra notícia que nos deixa extremamente felizes”, comemora Ari.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Sorriso avança em acordo para um novo anel viário
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min
Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min
Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min
