Noticias
Ministro do STF autoriza retomar procedimentos para implantação da Ferrogrão
01 de Junho de 2023 as 15h 41min
Empreendimento está suspenso desde 2021 – Foto: Divulgação
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deu aval para que sejam retomados os procedimentos e estudos para implantação da Ferrovia EF-170, a Ferrogrão, que ligará Sinop a Miritituba/PA.
O empreendimento estava suspenso desde 2021, por decisão do próprio ministro, em ação movida pelo PSOL, que questionava o fato de o governo federal ter diminuído, por meio de Medida Provisória, o Parque Nacional do Jamanxin, no Pará, para passagem dos trilhos.
O julgamento da ação estava previsto para hoje, pelo plenário do STF. No entanto, Alexandre decidiu tentar um acordo para solucionar o tema.
A decisão levou em consideração o novo parecer enviado pela Advocacia-Geral da União (AGU) na última semana, com informações técnicas apresentadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
No documento, consta que havia a previsão de aumentar o Parque do Jamanxin em 51 mil hectares, como contrapartida à construção da Ferrogrão. No entanto, o texto aprovado no Congresso retirou essa possibilidade.
Com base no parecer, Alexandre decidiu manter suspensa a lei que derivou da Medida Provisória. Por outro lado, além de autorizar os trâmites para implantação da ferrovia, determinou que o caso seja remetido ao Centro de Soluções Alternativas de Litígios (CESAL) do STF, para que sejam apresentadas sugestões para resolução da ação. O prazo é de 60 dias.
Segundo dados da ANTT, o investimento previsto para a ferrovia Sinop-Miritituba é de R$ 8,42 bi, podendo chegar em até R$ 21,5 bi de aplicações ao longo da operação.
Serão 933 km de trilhos, entre a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Pará, desembocando em Miritituba.
Fonte: DA REPORTAGEM - Só Notícias
Veja Mais
Sorriso avança em acordo para um novo anel viário
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min
Diego & Arnaldo se apresentam neste sábado; renda para Hospital de Câncer
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 10h 40min
Quilombolas pautam práticas tradicionais como soluções climáticas na COP30
Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 08h 36min
