Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Mato Grosso, 24 de Abril de 2024

Noticias

Ministro visita Sinop para tratar da criação da UFNMT

Pauta central será a emancipação da UFMT e consequente criação da Universidade Federal do Nortão

28 de Setembro de 2021 as 07h 00min

Emancipação da UFMT representaria nascimento da UFNTM – Foto: Studiomega

Atendendo a um pedido do senador Wellington Fagundes (PL-MT), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, estará nesta quarta-feira (29) em Sinop para tratar da criação da nova unidade federal de ensino superior em Sinop, a Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso (UFNMT).

Trata-se do desmembramento do atual campus da UFMT em Sinop. “A minha insistência para que o ministro Milton estendesse sua agenda e visitasse o ‘Nortão’ mato-grossense se dá pela necessidade de discutirmos a implantação da Universidade do Norte de Mato Grosso (UFNMT), que será desmembrada da UFMT e já tem apoio do presidente Bolsonaro para acontecer”, revelou Fagundes.

De acordo com o senador, a emancipação do atual campus trará significativas melhorias para a região. A visita do ministro junto com o parlamentar está marcada para amanhã, às 20h na Câmara de Sinop, e contará com a presença, além dos dois envolvidos, do prefeito Roberto Dorner, do presidente da Câmara Elbio Volkweis, do secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, e do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Ponte.

Fagundes é também o relator do Orçamento da Educação para o ano de 2022 e já fez questão de reiterar que na apresentação de seu relatório, constará o destino de recursos para o fomento do acesso ao ensino técnico-profissionalizante, através da ampliação dos Institutos Federais, além de garantir a recomposição do orçamento para ampliação das universidades públicas.

Além de Sinop, antes, a comitiva passará por Rondonópolis, onde acontecerá a inauguração de uma usina fotovoltaica na Universidade Federal de Rondonópolis.

A comitiva passa ainda por Várzea Grande. Lá será assinado a ordem de serviço para retomada das obras do campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Em Cuiabá, está prevista a visita às obras de reforma do anfiteatro do IFMT da capital e, em seguida, serão inauguradas salas de aula, laboratórios de informática e de química, com posterior homenagem aos servidores empossados como membros da Academia Mato-Grossense de Letras, História e Geografia.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Cachorro que ia pra Sinop morre em voo após GOL mandá-lo para Fortaleza

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 13h 51min


Período proibitivo de uso do fogo terá prazos diferentes para biomas

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 12h 35min


Governo abre prazo para empresas aderirem a programa de recuperação

Publicado em 23 de Abril de 2024 ás 11h 28min


Jornal Online

Edição nº1280 24/04/2024