Noticias
Morreu Pelé, mas não o seu legado
29 de Dezembro de 2022 as 17h 23min

Em sua última mensagem ao mundo, Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, fez uma carta aberta ao mundo sobre o seu sonho. Ele começa dizendo que a vida é oportunidade e o que fazemos com ela cabe a cada um de nós.
O que Pelé fez com a oportunidade que teve não beneficiou apenas a si. Ele foi o responsável por influenciar a história de um esporte, a história de um planeta, a história de milhões de pessoas.
Não é exagero algum dizer que existe um futebol antes e outro depois de Pelé. Foi ele o primeiro a ser campeão do mundo com menos de 18 anos de idade, foi ele o primeiro jogador do planeta a chegar na marca de mil na carreira, é ele até hoje, o único jogador tri campeão do mundo.
Pelé revolucionou o futebol, foi o primeiro craque a ser idolatrado, admirado e respeitado pelo mundo do futebol e fora dele.
Foi em um 19 de novembro de 1969, em uma vitória do Santos sobre o Vasco, por 2 a 1, no templo do futebol, estádio do Maracanã que Pelé escrevia mais uma página da sua imortal carreira. Ele marcou, de pênalti, o seu milésimo gol na carreira, nunca antes, e só muitas décadas depois um jogador de futebol conseguiu tal feito.
Quando a bola toca as redes do goleiro argentino Andrada que defendia as cores do clube carioca, uma invasão generalizada toda conta do gramado do Maracanã. Pelé é carregado pela multidão em êxtase que vivenciava a história do futebol sendo escrita diante de seus olhos.
Só isso já bastava para aquela noite ser perfeita e histórica, mas ele, Pelé, precisava aproveitar daquele momento, não para sua promoção pessoal, muito menos para revidar ofensas e perseguições que sofrera dentro de campo ao longo de toda a sua trajetória como esportista.
Insuflado a mandar alguma mensagem ao mundo, por conta do feito incrível, quem fala não é o atleta Pelé, que ali já era o melhor jogador do mundo por seis vezes [1958, 1959, 1960, 1961, 1963 e 1965], mas a Entidade Pelé. Ele dedica aquele gol, o gol mais importante da história do futebol, para as crianças do Brasil e pede para que elas tivessem mais atenção e que fossem cuidadas e genuinamente cai no choro diante de mais de 100 mil pessoas. Isso é o aproveitar as oportunidades da vida.
Em sua carta aberta ao mundo, que já continua tons de despedida Pelé diz não saber o que nos faz sermos tão loucos por futebol. Se é o amor pela união de amizades verdadeiras em torno do esporte, pelo grito do gol ou por esquecer de todos os problemas que enfrentamos, mesmo que seja por apenas 90 minutos.
Pelé, se você pode me ler daí de cima, eu tenho fácil essa resposta. O que nos faz sermos tão loucos por futebol é você Pelé. Ao assistirmos a partida do nosso time do coração ou da nossa Seleção, torcemos para que os jogadores que lá estão tenham, no mínimo, lampejos de sua genialidade.
Você Pelé, é o motivo que leva a todos os outros motivos para que o mundo seja louco por futebol. Você foi o responsável pelo futebol ser o esporte mais apaixonante do mundo, porque todos que gostam de futebol, gostam porque amam você.
Pelé, você chamou a atenção do planeta para as crianças, algo que não se fazia na época. Pelé, um ano depois desse feito, você fez outro inimaginável, para a época, para os dias de hoje, para uma pessoa negra em um mundo fortemente racista. Você parou uma guerra, a guerra civil na Nigéria, você era tão amado que conseguiu fazer com que as duas partes conflitosas parassem de se matar, para vê-lo jogar futebol.
Por isso, pelas criancinhas, pelo gênio que foi dentro de campo, por ter mudado a história do futebol. Você Pelé vai sempre será Eterno.
Fonte: CLEMERSON SM
Veja Mais
Carreta desgovernada destrói 4 carros na BR-070 em Cáceres
Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 20h 18min
Ataque hacker não envolveu extração de dados de clientes, diz empresa
Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 18h 17min
ONS determina aumento do uso de térmicas para garantir energia
Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 16h 38min