Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 11 de Julho de 2025

Noticias

Motoristas por app seguem sem consenso sobre regras

02 de Junho de 2025 as 15h 49min

PL propõe direitos, mas mantém autonomia da jornada - Foto: Assessoria

Longas jornadas, baixa remuneração e ausência de proteção previdenciária compõem o cotidiano de milhares de motoristas de aplicativos no Brasil. Apesar do diagnóstico comum sobre a precariedade da atividade, a proposta para regulamentar o setor ainda gera divergências — inclusive entre os próprios trabalhadores.

O Projeto de Lei Complementar 12/2024, enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional, busca estabelecer regras para a atuação desses profissionais e sua relação com as plataformas. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e é tratada como prioritária pelo governo federal.

O texto pretende garantir direitos como remuneração mínima, aposentadoria e outros benefícios previdenciários. Por outro lado, não estabelece vínculo empregatício entre os motoristas e as empresas, que continuam sendo consideradas intermediadoras do serviço.

Na prática, os condutores seriam enquadrados como “trabalhadores autônomos por plataforma”. Isso preservaria a autonomia para definir dias e horários de trabalho — uma das principais demandas da categoria — ao mesmo tempo em que estabelece um piso de proteção social mínima.

A proposta, no entanto, não inclui entregadores e motociclistas, que atuam em atividades distintas, segundo justificativa do próprio governo. A ideia é tratar essas categorias em projetos separados, devido às especificidades de cada uma.

O texto é resultado de um grupo de trabalho criado em maio de 2023 pelo Ministério do Trabalho, com participação de representantes dos motoristas, das empresas, do próprio governo e do Ministério Público do Trabalho. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também acompanhou os debates.

Fonte: CLEMERSON SM

Veja Mais

Vereadora é cassada e se torna inelegível por 8 anos por compra de votos e caixa 2

Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 07h 52min


AL aprova projeto do Executivo que congela valor do Fethab

Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 06h 53min


Empaer promove reestruturação digital e amplia atuação técnica no campo

Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 05h 52min


Jornal Online

Edição nº1586 - 11/07/2025