Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 13 de Novembro de 2025

Noticias

MPF investiga desmatamento em um dos maiores assentamentos do país

23 de Janeiro de 2025 as 07h 17min

Área já foi alvo de invasões de terras, violência e ameaças contra os assentados – Foto: Incra

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito para investigar o desmatamento de 97 hectares no Assentamento Tapurah/Itanhangá, localizado em Itanhangá. A abertura do procedimento foi publicada no Diário Oficial.

Segundo o Governo Federal, o assentamento é um dos maiores do Brasil e a área desmatada corresponde a uma grave infração ambiental, ocorrida entre 31 de maio de 2011 e 5 de fevereiro de 2012.

A portaria apontou o produtor rural Cícero Neco da Silva como responsável pelo dano ambiental. O procurador da República Anderson Danillo Pereira Lima determinou a investigação, com prazo inicial de um ano para apuração dos fatos e adoção de medidas de reparação da área degradada. O objetivo é “restaurar o equilíbrio ambiental na região, além de responsabilizar o autor do desmatamento”.

O Projeto de Assentamento Tapurah/Itanhangá, é um assentamento rural criado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 1995. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o PA tem capacidade para 1.149 famílias.

O assentamento já foi alvo de invasões de terras, violência e ameaças contra os assentados. Em novembro de 2014, a exploração de terras destinadas à reforma agrária na região de Itanhangá para monoculturas, como de soja e de milho, por grandes fazendeiros motivou a Operação Terra Prometida, da Polícia Federal.

Durante as investigações, foram identificadas irregularidades na concessão e manutenção de lotes destinados à reforma agrária.

Na época, a PF divulgou que estimava que 80 fazendeiros teriam ocupado cerca de mil lotes da União. Um deles teria obtido 55 lotes e regularizado essas áreas com o apoio de servidores do Incra.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mais de 89% dos recursos da merenda escolar são investidos na agricultura familiar

Publicado em 13 de Novembro de 2025 ás 03h 47min


Oficinas ampliam aprendizado em escola de Lucas do Rio Verde

Publicado em 12 de Novembro de 2025 ás 17h 51min


Mauro Mendes cobra promessa climática de países ricos

Publicado em 12 de Novembro de 2025 ás 15h 49min


Jornal Online

Edição nº1674- 13/11/2025