Noticias
MT é um dos estados beneficiados para o aumento da produção de fertilizantes
02 de Fevereiro de 2024 as 13h 29min
Memorando estreita laços mais profundos entre Brasil e Bolívia – Foto: Divulgação
Mato Grosso é um dos estados que será beneficiado no aumento da produção de fertilizantes. O memorando foi firmado entre Brasil e Bolívia nesta semana e prevê a realização de estudos para a construção de fábricas de fertilizantes nitrogenados nos dois países.
Conforme a proposta, Cuiabá será um dos alvos da cooperação estratégica para estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a atração de investimentos em projetos com potencial de desenvolvimento.
Além da capital mato-grossense, serão contempladas as cidades de Três Lagoas/MS e Porto Quijarro, Uyuni, Copaisa e Santivañez na Bolívia.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que alternativas precisam ser criadas e uma delas é o suprimento de gás natural com preços mais competitivos. “Para que a gente possa restabelecer a construção e finalizar, por exemplo, a planta de Três Lagoas e em Cuiabá, o suprimento de gás natural da Bolívia é fundamental”, pontuou Fávaro.
A Bolívia tem grandes reservas de gás natural, fundamental para a produção dos nitrogenados, além de minerais usados em outros tipos de nutrientes, mas carece de capacitação e de recursos para desenvolver suas cadeias – carência que o memorando tenta reduzir ao prever ações de cooperação técnica, plano de desenvolvimento industrial e programa de atração de investimento, entre outras medidas.
Durante a cerimônia, o ministro comentou que o memorando também visa laços mais profundos entre Brasil e Bolívia. Nesse sentido, Fávaro também assinou um acordo de entendimento sobre comércio, desenvolvimento, capacitação e inovação tecnológica com a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sílvia Massruha. “O Brasil cumpre esse papel também de liderança na agropecuária por todo o continente e a Embrapa poderá colaborar com a agropecuária boliviana”, ressaltou o ministro.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Após cobrança de Zuckerberg, óculos de realidade mista da Meta devem atrasar
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 16min
4 deputados federais se posicionam contra reforma administrativa
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 11h 14min
PIB desacelera no 3º trimestre, mas agro puxa crescimento
Publicado em 15 de Dezembro de 2025 ás 09h 13min
