Noticias
MT: adesão ao Sisbi esbarra na escassez de veterinários “oficiais”
22 de Março de 2024 as 06h 45min
Ao menos 16 indústrias frigoríficas aguardam habilitação no sistema – Foto: Divulgação
Mato Grosso conta com cerca de 16 plantas frigoríficas aguardando a habilitação no Sistema Brasileiro de Produtos de Origem Animal (Sisbi), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A escassez de médicos veterinários “oficiais”, segundo o setor produtivo e órgãos de fiscalização, é o principal entrave para o avanço de tais adesões.
O entrave vivido por Mato Grosso quanto as habilitações das plantas frigoríficas no Sisbi é o destaque desta semana do Conexão FPA-MT.
O Sisbi tem como missão padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
A implementação do sistema garantiu aos estados e municípios o direito de solicitar a “equivalência” dos seus serviços de inspeção (SISE e SIM, respectivamente) ao do Serviço de Inspeção Federal (SIF), tornando mais “fácil” o sinal verde para que plantas frigoríficas que não possuem o SIF possam comercializar produtos em todo território nacional.
A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Emanuele de Almeida, explica que apesar de ser semelhante ao SIF, o Sisbi é gerenciado pelo Instituto.
Para que uma planta frigorífica receba a habilitação do Sisbi, frisa a presidente do Indea-MT, é preciso que ela cumpra às questões sanitárias e todo um protocolo de exigências.
“A principal exigência, e que hoje é o que nós enfrentamos de entrave, é [a presença] um médico veterinário oficial na planta para acompanhar todo o serviço de inspeção pós-abate”.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Líderes do Jardim Carolina, Topázio e Rota do Sol dialogam com Alei em Sorriso
Publicado em 12 de Abril de 2026 ás 12h 48min
Sorriso aposta no turismo agro sustentável na FIT Pantanal 2026
Publicado em 12 de Abril de 2026 ás 12h 45min
Receita recebe mais de 10 milhões de declarações do IR
Publicado em 12 de Abril de 2026 ás 10h 50min
