Noticias
MT: adesão ao Sisbi esbarra na escassez de veterinários “oficiais”
22 de Março de 2024 as 06h 45min
Ao menos 16 indústrias frigoríficas aguardam habilitação no sistema – Foto: Divulgação
Mato Grosso conta com cerca de 16 plantas frigoríficas aguardando a habilitação no Sistema Brasileiro de Produtos de Origem Animal (Sisbi), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A escassez de médicos veterinários “oficiais”, segundo o setor produtivo e órgãos de fiscalização, é o principal entrave para o avanço de tais adesões.
O entrave vivido por Mato Grosso quanto as habilitações das plantas frigoríficas no Sisbi é o destaque desta semana do Conexão FPA-MT.
O Sisbi tem como missão padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
A implementação do sistema garantiu aos estados e municípios o direito de solicitar a “equivalência” dos seus serviços de inspeção (SISE e SIM, respectivamente) ao do Serviço de Inspeção Federal (SIF), tornando mais “fácil” o sinal verde para que plantas frigoríficas que não possuem o SIF possam comercializar produtos em todo território nacional.
A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), Emanuele de Almeida, explica que apesar de ser semelhante ao SIF, o Sisbi é gerenciado pelo Instituto.
Para que uma planta frigorífica receba a habilitação do Sisbi, frisa a presidente do Indea-MT, é preciso que ela cumpra às questões sanitárias e todo um protocolo de exigências.
“A principal exigência, e que hoje é o que nós enfrentamos de entrave, é [a presença] um médico veterinário oficial na planta para acompanhar todo o serviço de inspeção pós-abate”.
Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural
Veja Mais
Cantora sinopense representa MT em concurso musical nacional
Publicado em 18 de Novembro de 2025 ás 07h 11min
Lucas avança na execução do Plano Municipal de Educação
Publicado em 18 de Novembro de 2025 ás 06h 13min
Mato Grosso tem a maior obra de ferrovia em andamento no país
Publicado em 18 de Novembro de 2025 ás 06h 12min
