Noticias
MT amplia abate de bovinos em 43% e consolida pecuária moderna e sustentável
28 de Janeiro de 2026 as 14h 00min
Estado atinge 7,4 milhões de cabeças abatidas – Foto: Divulgação
Entre 2006 e 2025, o abate de bovinos em Mato Grosso registrou um crescimento expressivo de 42,9%, passando de 5,2 milhões para 7,4 milhões de cabeças. O avanço reflete a consolidação do estado como líder nacional na produção de carne bovina e a adoção de tecnologias que elevaram a produtividade e reduziram o tempo de abate.
Um dos destaques é o aumento na participação de animais jovens, com até 24 meses de idade, que representavam apenas 2% dos abates em 2006 e chegaram a 43% em 2025, demonstrando maior eficiência na produção e qualidade da carne.
A transformação da pecuária estadual está diretamente ligada à modernização do sistema produtivo, baseada em investimentos tecnológicos e manejo sustentável. Entre as principais práticas adotadas pelos produtores estão: Suplementação nutricional avançada; Confinamento e semiconfinamento; Recuperação de pastagens degradadas; Controle sanitário rigoroso; Integração lavoura-pecuária (ILP).
Essas medidas permitiram produzir mais carne por hectare, diminuir o tempo de engorda e reduzir o impacto ambiental da atividade. “A pecuária brasileira passou por uma transformação profunda nas últimas duas décadas. Hoje, produzimos mais carne em menos tempo, com melhor uso da terra, maior eficiência produtiva e avanços consistentes em tecnologia, genética e manejo”, destacou Bruno de Jesus Andrade, diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac).
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Ponte de madeira é liberada após guindaste ser retirado de onde caiu
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 08h 48min
Sport Sinop pode se classificar ou mesmo cair em campeonato equilibrado
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 06h 45min
Projeto para duplicar BR-163 no Nortão avança após aval do TCU
Publicado em 07 de Fevereiro de 2026 ás 04h 47min
