Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 14 de Setembro de 2025

Noticias

MT amplia aposta em inovação e tecnologia

05 de Julho de 2025 as 11h 16min

Ministra e governo discutem educação técnica e ciência - Foto: Reprodução

O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, se reuniu na quarta-feira (2) com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, para discutir políticas públicas voltadas à inovação, educação técnica e valorização das cadeias produtivas locais.

Durante o encontro no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, foram apresentadas ações em andamento no estado, como o evento Cidades Inovadoras e o Prêmio Cidades Inovadoras, que nesta edição prevê R$ 700 mil para projetos municipais de inovação.

A ministra destacou o desempenho econômico do estado e a capacidade de converter essa força em ações concretas na área de ciência e tecnologia. Segundo ela, Mato Grosso tem ampliado sua relevância como polo de desenvolvimento digital, energético e científico.

Entre os projetos discutidos está o Parque Tecnológico Mato Grosso, em Várzea Grande, com 90% das obras concluídas. O espaço terá infraestrutura para atrair empresas, universidades e centros de pesquisa, além de fomentar qualificação profissional.

O governo também apresentou iniciativas de incentivo à formação técnica, como a ampliação da rede pública de educação profissional e o apoio a eventos como o HACKA MT, maratona de inovação voltada à solução de problemas públicos e privados.

Outras ações incluem a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Mostra Estadual de Ciência e o Prêmio Eficiência e Inovação, que reconhece boas práticas no serviço público e será entregue na próxima segunda-feira.

Também foram debatidos planos para ampliar o acesso à internet nas regiões mais afastadas e projetos de cidades inteligentes. O objetivo, segundo o governo, é diversificar a economia do estado, historicamente voltada ao agronegócio, com foco na agroindústria e na inovação tecnológica.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Ministério da Fazenda prevê queda à metade de efeito das tarifas com ações de ajuda

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 11h 45min


Recursos federais vão revitalizar quadrilátero do centro de Sinop

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 09h 43min


Prazo para declaração do ITR 2025 termina no próximo dia 30

Publicado em 14 de Setembro de 2025 ás 07h 38min


Jornal Online

Edição nº1632 - 13a15/09/2025