Noticias
MT chega no fim do vazio sanitário do algodão; plantio de nova safra é autorizado
18 de Dezembro de 2022 as 07h 00min
Adoção do vazio sanitário é obrigatória para os produtores – Foto: Divulgação
Mato Grosso chegou no fim do vazio sanitário do algodão. Agora, o plantio de uma nova safra foi autorizado no estado. A adoção do vazio sanitário é obrigatória para os produtores e é uma medida de controle de insetos-praga.
Nas regiões sul e Vale do Araguaia, a restrição já havia terminado no dia 30 de novembro. Já nas regiões norte e noroeste, a proibição da semeadura terminou na quarta. Durante o período restritivo de 60 dias, o solo deve ficar livre de plantas vivas de algodoeiro, que poderiam servir de fonte de alimento para o inseto.
Na limpeza, é feita a destruição física ou mecânica das soqueiras e das chamadas plantas tigueras, aquelas que nascem e se desenvolvem livremente, muitas vezes à beira de estradas. Em caso de rebrota, o controle é feito normalmente com aplicação de herbicidas dessecantes.
A estimativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) é que na próxima safra a área semeada totalize 1 milhão e 177 mil hectares em Mato Grosso e já foram vendidos antecipadamente 51,5% do volume que deverá ser colhido.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
12 câmeras do Vigia Mais MT são instaladas em comunidade rural em Nova Mutum
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 17h 06min
Assembleia cria comissão para alinhar regras das emendas
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 16h 06min
Obras de implantação do BRT estão com 5 frentes de serviço em andamento
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 15h 05min
