Noticias
MT doará R$ 50 milhões ao RS
07 de Maio de 2024 as 13h 38min

O Governo do Estado encaminhará para a Assembleia Legislativa o projeto de repasse emergencial no valor de R$ 50 milhões para ajudar na reconstrução da infraestrutura do Rio Grande do Sul, que foi assolado por enchentes e deslizamentos desde a última semana. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e serão enviados ao Estado gaúcho após a aprovação da proposta pela AL.
A proposta foi aprovada após reunião do Governo, na segunda (6), com membros da Assembleia Legislativa e representantes do setor produtivo. “Que bom que nós estamos ajudando e não estamos, nesse momento, precisando de ajuda, porque é uma tragédia gigantesca. Nosso objetivo é simplesmente dar uma colaboração, e, graças a Deus, o Estado de Mato Grosso pode ajudar esse povo tão importante, que faz parte do nosso presente, fez parte da nossa história e faz parte do nosso futuro. Então, é um gesto de respeito, de carinho e espero que outras instituições também possam colaborar", afirmou o governador Mauro Mendes.
O vice-governador Otaviano Pivetta também destacou a parceria entre os setores e órgãos para liberar o aporte. “Fizemos a reunião porque todos são representantes das entidades pactuantes do Fethab. Essa ação representa um gesto de humanidade ao nosso estado irmão”.
Os representantes da Fiemt, Silvio Rangel, da Aprosoja, Luiz Pedro Bier, e da Famato, Vilmondes Tomain, destacaram que a ação do Governo de Mato Grosso é um gesto de empatia e que pode capitanear doações de outros estados. "Com certeza vai servir de exemplo para outros estados tomarem essa mesma iniciativa e eu acho que o exemplo é muito bom para que os gaúchos possam estar reconstruindo suas vidas".
Também participaram da reunião os deputados estaduais Max Russi e Beto Dois a Um, os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Rogério Gallo (Fazenda), César Roveri (Segurança Pública) e Laice Souza (Comunicação), o empresário Eraí Maggi, entre outros representantes do setor produtivo.
Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa, disse que a votação para a autorização do repasse em caráter de urgência deverá ser finalizada hoje (8) e deverá ter um placar positivo.
“Nós vamos deliberar com a máxima urgência na Casa de Leis para a aprovação desse repasse, diante da gravidade da situação. Vamos aprovar, é um ato de solidariedade. Nós podemos dar essa contribuição de irmandade, de amor ao próximo e de auxílio àquele povo que está sofrendo tanto por algo inesperado e inexplicável. Não é imposto, é uma contribuição que os produtores fazem que vai para outro estado, por isso precisa passar pela Assembleia Legislativa. O Fethab é investido dentro do Estado, em infraestrutura, e ele vai ser investido em outro estado”, afirmou Botelho.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sorriso: Biblioteca Container reabre na Praça da Integração
Publicado em 24 de Fevereiro de 2025 ás 10h 42min
Crocodilo mais velho do mundo tem mais de 10 mil filhos e acaba de completar 124 anos
Publicado em 24 de Fevereiro de 2025 ás 08h 38min
Suspensão de novas contratações do Plano Safra 24/25 preocupa
Publicado em 24 de Fevereiro de 2025 ás 06h 35min