Noticias
MT ganha quase 140 mil novos eleitores em um ano
01 de Julho de 2026 as 12h 17min
Eleitorado cresce e muda cenário político - Foto: Divulgação
O eleitorado de Mato Grosso cresceu 5,6% nos últimos 12 meses e alcançou a marca de 2.640.846 pessoas aptas a votar nas eleições de outubro. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral indicam a inclusão de 139.275 novos eleitores no cadastro estadual entre maio do ano passado e maio deste ano.
A ampliação da base de votantes altera o cenário político para a disputa de 2026. Além da Presidência da República, os eleitores mato-grossenses escolherão governador, dois senadores, deputados federais e deputados estaduais, o que deve levar partidos e candidatos a redirecionarem suas estratégias de campanha para alcançar esse novo contingente de eleitores.
Os maiores acréscimos foram registrados nos principais polos urbanos do estado. Cuiabá liderou o crescimento, com 25.666 novos eleitores, seguida por Sinop (12.391), Várzea Grande (10.216), Rondonópolis (8.777), Sorriso (6.304), Primavera do Leste (4.364) e Nova Mutum (3.549). O desempenho acompanha a expansão econômica e populacional desses municípios.
Outro dado que chama atenção é o aumento da participação dos eleitores mais jovens. Entre adolescentes de 16 anos, cujo voto é facultativo, o número de inscritos praticamente quadruplicou em um ano, passando de pouco mais de cinco mil para mais de 20 mil eleitores. Na faixa dos 17 anos, o cadastro também apresentou crescimento significativo, aproximando-se da marca de 30 mil votantes.
Apesar da renovação observada entre os jovens, o perfil do eleitorado continua concentrado na população adulta. As faixas etárias entre 30 e 49 anos somam mais de um milhão de eleitores e permanecem como o principal grupo com potencial de influência sobre o resultado das eleições estaduais e nacionais. As eleições do primeiro turno estão marcadas para 4 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno para presidente da República e governador ocorrerá no dia 25 de outubro.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Avançam as obras de calçamento na Avenida Central de Matupá
Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 18h 22min
Preço do arroz chega a R$ 80 por saca, mas mercado enfrenta impasse entre produtores, indústria e varejo
Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 16h 21min
Apenas 1 em cada 5 motociclistas de app tem cobertura previdenciária
Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 14h 18min
