Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 07 de Novembro de 2025

Noticias

MT investiga dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos

13 de Junho de 2025 as 16h 22min

Estado teve o 1º caso de gripe aviária confirmado em ave doméstica para subsistência no último dia 8 de junho – Foto: Divulgação

Mato Grosso investiga dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos no município de Campinápolis. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), amostras coletadas dos pacientes foram encaminhadas para análise do no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo.

O estado teve a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em ave doméstica para subsistência no último dia 8 de junho em Campinápolis. Em publicação nas redes sociais a Secretaria de Saúde de Campinápolis informa que a vigilância epidemiológica do município, junto com o estado, já deu início às investigações.

Ao todo nove pessoas estão em monitoramento, que teriam sido expostas ao vírus de modo direto ou indireto, das quais duas com suspeita da doença. “Já foi iniciado todo o protocolo, todo o manejo clínico, notificação, tratamento, coleta de amostras e quando chegar o resultado os casos serão classificados como confirmados ou descartados”, explica Suelen Cequinel, enfermeira e coordenadora de Vigilância em Saúde de Campinápolis.

A transmissão do vírus da gripe aviária em humanos, considerada esporádica, conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), ocorre após contato próximo com a ave infectada e/ou suas fezes ou outros fluidos animais. Também são considerados fatores de risco depenar, manusear carcaças de aves infectadas e preparar aves para consumo, especialmente em ambientes domésticos, também podem ser fatores de risco.

No que tange aos sintomas, as principais manifestações relatadas incluem febre, tosse, resfriado, conjuntivite, sintomas gastrointestinais e problemas respiratórios. Na última terça (10), o Governo do Estado decretou emergência zoossanitária no estado, por 90 dias, em decorrência da confirmação do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), gripe aviária.

NOTA DA PASTA

“A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclarece que, no momento, há dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos em Mato Grosso. A pasta ainda informa que já foi realizada a coleta de amostras dos pacientes que, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, serão enviadas para análise no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo (SP).”

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Sinop se consolida como maior polo educacional do Nortão

Publicado em 07 de Novembro de 2025 ás 04h 15min


O que significa “visitante interestelar”? Entenda o termo usado com o 3I/Atlas

Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 17h 32min


Flávia defende o filho acusado de ameaçar vereador: “contra-ataque”

Publicado em 06 de Novembro de 2025 ás 16h 32min


Jornal Online

Edição nº1669- 07/11/2025