Noticias
MT pode atingir temperaturas de 50°C, diz pesquisadora
03 de Outubro de 2024 as 05h 17min
Estado sofreu com 8 ondas de calor, com variações de 5º a 10º acima da média – Foto: Divulgação
A pesquisadora Ana Paula Paes projetou que Mato Grosso pode registrar até 50°C em pouco tempo, se nada for feito para diminuir as consequências do aquecimento global.
O cenário crítico foi apresentado durante o 1º Seminário de Mudanças Climáticas, realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJMT) em colaboração com a concessionária de energia (Energisa), em Cuiabá.
O objetivo do seminário é discutir e colocar em prática, ações para tratar a emergência climática atual. Ana ainda revelou que o clima vem apresentando eventos cada vez mais extremos e regiões como o Centro-Oeste, provavelmente, se tornem inabitáveis entre 2030 e 2050, registrando temperaturas insuportáveis.
De acordo com a pesquisadora, que tem doutorado e pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado sofreu com oito ondas de calor, com variações de cinco a dez graus acima da média, neste ano.
Ela apontou também, que 2023 foi considerado o ano mais quente de todos os tempos no mundo e 2024 pode superar, já que em setembro do ano passado, temperaturas acima dos 40°C duraram até uma semana, enquanto neste ano, praticamente o mês inteiro ultrapassou a marca.
No dia 22 de setembro, Cuiabá bateu recorde de temperatura pela sétima vez em menos de dois meses com 43,1°C, se tornando a cidade mais quente do Brasil, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Outro efeito apontado pela pesquisadora é o aumento da conta de energia elétrica, já que o consumo de energia é elevado em até 60%, pelas ondas de calor causarem maior esforço de equipamentos de refrigeração. A falta de chuva também aumenta o uso de fontes mais caras de geração de energia, as termelétricas.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Meio Ambiente reabilita animais resgatados na região do Pantanal
Publicado em 10 de Dezembro de 2025 ás 09h 45min
Antes de pensar no PSG, Flamengo tem que superar Cruz Azul e Pyramids
Publicado em 10 de Dezembro de 2025 ás 08h 45min
Sinop reforça agricultura familiar com entrega de novos veículos
Publicado em 10 de Dezembro de 2025 ás 07h 42min
